domingo, 3 de março de 2013

AMADEU FERREIRA - Ars Vivendi Ars Moriendi

Rogério Rodrigues e Amadeu Ferreira 

A decorrer na Poética, um momento único e contagiante que partilhamos convosco: a fluidez da conversa enriquecida por uma vida de entrega à cultura, a simplicidade só acessível aos homens grandes de pensamento. A seguir, sessão de leitura de poemas. 

Registado fica aqui o texto de apresentação da obra "Ars Vivendi Ars Moriendi" do jornalista Rogério Rodrigues. 

Trabalhos e os deuses com que Fracisco Niebro nos abre o coração do livro  de poemas que hoje estamos aqui a apresentar são também os trabalhos  de Amadeu Ferreira, entre o desespero de Orfeu e a sua melodia da morte. Mas não consagra os deuses, donos do capricho e da infinita maldade que não castiga ou mesmo protege os iníquos e castiga ou não protege os justos. A poesia de Niebro enaltece os justos, já que a poesia ainda não tem poder de castigar os iníquos, muito embora o poeta diga que a poesia é mais do que a literatura. E é verdade.

Reservando-nos  do sagrado, falemos, pois, da morte.
Como diz o autor, “os jazigos como as campas são feitos para os vivos e não para os mortos”, reflexão certeira .
 Mas o autor não se conforma e clama “estão vivos os meus mortos (…) eu nunca os deixarei morrer todo o tempo que viva”.
Após introdução tão fúnebre, é altura de mergulhar com a pequenez que me compete, no espaço poético de Niebro, prenhe de uma profunda espiritualidade, mas pagã, quase panteísta.

O Planalto, escrito em caixa alta ( em maiúscula no jargão jornalístico) como espaço sagrado, cuja intemporalidade desafia o tempo medido em meses (caixa baixa), aprisionado nos dias e limitado por nomes, como se o tempo na sua infinitude necessitasse de nomes que não fossem os nossos,
o Planalto é a sua Mátria, o poema por excelência à volta do qual gira e subverte toda a sua poesia.
E no Planalto revisita lugres sagrados como os castelos de Outeiro e Algoso, este já tema de um conto de Rebelo da Silva, a propósito de uma noiva forçada que se lança das muralhas  para fugir a um tirano que será castigado por D.Pedro I que andava então por terras de Miranda. Ouçamos o autor, comovido não só pela paisagem mas angustiado pela condição humana. Escreve Niebro: “ se te encostares às muralhas ouvirás o respirar/ esfomeado dos que um dias as pedras levaram/ e colocaram ou se esmagaram fragaredo abaixo:/a sua língua/ é a de sempre  para a dor humana”.
Há um amor oculto nestes poemas que o pudor de Niebro não permite mais, ainda que por vezes, num gesto de indignação, dê azo a um linguajar vicentino que combate o lirismo, dispensada a metáfora ou o eufemismo, ou então a afirmações de arrojo como a tirania erótica do adjectivo, não a tirania do erotismo místico de Santa Teresa d’Ávila nem o erotismo carnal de Ovídio, mas antes a tirania erótica do adjectivo da terra fumegante em todos os seus aromas e cores.

Ars Vivendi, Ars Moriendi não é de fácil leitura se estivermos acomodados ao efémero e, porventura, supérfluo, da palavra e dos temas datados, que sendo urbanos são por vezes provincianos, enquanto a poesia de Niebro, alimentando as suas raízes na ruralidade, é universal e consubstancia o tempo da vida dele e na vida de cada um.
Solicita o leitor para um conhecimento mais sustentado dos clássicos como Horácio, Hesíodo, Catulo, entre outros, que é da terra que tudo nasce e na terra tudo se transforma.
Muitas das palavras, das imagens e dos jogos com que Niebro nos alimenta o prazer e quase nos convida à plenitude do regresso de que já nos esquecêramos, mas com inquietações ainda não cicatrizadas, é como que  a playstation da infância de muitos de nós, por certo de alguns aqui presentes.
O Ars Vivendi, o doloroso ofício de viver pavesiano, transporta-nos para a dualidade em que o Niebro/Amadeu está envolvido.
Como ele escreve: “talvez um dia posse ser/como a cegonha/repartir/o ano entre duas pátrias/ e voar sempre entre elas/num sereno regresso a casa//.

 De um lado, a cidade, “longe, longe era a cidade”, a um quotidiano feito de constrangimentos, de finanças e pobreza exposta, que se esgota e degrada nas trevas de um espaço, desabrigado e desumanizado, também feito de ausência de solidariedade vicinal. Como escreve o poeta:

“do outro lado, uma vitrina,
Uma televisão fala de impostos
E da crise: dá-me esta Lisboa
Um absurdo desejo de sofrer.
Estou a passar na Estefânia, ao lado do
Jardim Cesário Verde e sorrio…

Escreve ainda o poeta: “onde encontrar o remédio para estes financeiros/dias/ em que até a sombra e o respirar me doem?”

Do outro lado, o olhar luminoso sobre o espaço em que sendo pobre, não abdicava da felicidade dos simples e das coisas simples, das minudências tão importantes que ultrapassam os limites do efémero.
É com prazer, mais de que nostalgia, cuja intensidade me perturba quando me faz regressar ao voo das andorinhas, ao entardecer ( uma visão também de leitura adolescente do poema introdutório à Velhice do Padre Eterno de Guerra Junqueiro), aos regos da horta com fios de água silenciosos, mas que fazem ruídos na memoria, a enxertia, as castanhas e o seu ouriço agreste, como agreste é a vida, mas o Fracisco Niebro qual zimbro a solidificar as terras das arribas, está-nos sempre a avisar, ao jeito de um Horácio tardio: por favor sejam felizes e gozem do dia de cada dia.

O que é mais perturbante na poesia de Niebro é o que pode  parecer um paradoxo ou uma angústia kierkgaardiana. Seja: está sempre a regressar sem nunca ter partido.
Voltando à cidade, assistimos a um estimulante frente a frente entre Alberto Caeiro ( Fracisco Niebro/Amadeu Ferreira) sendinês e jurista de mercados  e Álvaro de Campos, engenheiro naval (Fernando Pessoa) a propósito de um dia de anos.
Na infância dos pobres, nas aldeias do interior agreste, não se celebrava nem a pobreza (que mesmo sendo digna, não é digna de celebração), nem os anos porque no interior da nossa infância celebrávamos os ciclos da terra, o tempo das colheitas e o tempo das sementeiras, o que morre no Inverno para renascer na Primavera.
E mais estimulante ainda é este frente a frente quando sabemos que a cultura clássica de Ricardo Reis é também a cultura clássica de Amadeu Ferreira.


A Ars Moriendi na sequência, ou melhor, no términus da ars vivendi, é sobretudo, a arte da dignidade e como é digna a morte daqueles, simples e anónimos, mas tão nobres, que escrevem os versos de Niebro, pois são eles que escrevem os versos de Niebro em quem substabelecem, mais que testamento de vida, são reflexões e conselhos sobre a morte.
Não há vidas felizes na poesia de Niebro, mesmo quando não cessa a procura da felicidade, porque não facilita a realidade e não esquece o sofrimento dos outros, familiares ou vizinhos que ele já não vê a não ser na sua obsessiva memoria, nos poiais já[i] despidos de humanidade nas ruas desertas da sua aldeia, mesmo vila continua a ser a sua aldeia, tão desertas que até se pode ouvir o silêncio.

Por fim, os impropriamente ditos hai-kai, pequenos tercetos de ostinato rigore, com a complexidade liofilizada na simplicidade. Alimenta-se de viagens que não sobrecarregam o estômago, mas satisfazem o espírito. Por vezes o campo instala-se na cidade. E uma bicha de automóveis pode transformar-se num rebanho de ovelhas. E o céu, regressados ao nosso país de lameiros e olmos de folha perene, pode tornar-se vermelho por força da cor das cerejas.
Uma nota final: participei na tradução destes poemas, mas é de toda a justiça realçá-lo que o mérito maior e o maior trabalho se deve a António Cangueiro.
E termino com os últimos três versos do Ars Vivendi, Ars Moriendi :”ai! Quem pudesse adiar/o seu nascimento, que esta merda/do mundo até é bonito.

Vale. Carpe diem

Rogério Rodrigues

1 comentário:

  1. Foi uma tarde maravilhosa. Agradeço a todos os que contribuíram para este momento enorme com a sua presença. Especial gratidão para Amadeu Ferreira e Rogério Rodrigues, cujo texto tomei a liberdade de levar para o blogue da Poética ( http://poetica-livros.com/Blog/?p=344 )

    E obrigada, Leonel, pelo carinho com que sempre divulga as "coisas" da Poética.

    Um abraço,

    Virgínia
    (Poética)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.