terça-feira, 9 de julho de 2013

ISABEL MATEUS -O livro A Terra do Chiculate vai ser publicado em francês com o título Maria, Manuel et les Autres pelas Éditions Vagamundo.

Isabel Maria Fidalgo Mateus nasceu em 1969 nas Quintas do Corisco, em Torre de Moncorvo. Re­sidente no Reino Unido desde 2001, obteve o seu doutoramento em Hispanic Studies na Universidade de Birmingham, onde também ensinou língua portu­guesa e literatura. Em seguida, conciliou o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escri­ta ficcional e a investigação. Em 2011, o seu livro de contos O Trigo dos Pardais foi incluído no Plano Na­cional de Leitura. Recentemente, participou no Fó­rum Mundial de Lusotalentos 2012 na qualidade de representante do Reino Unido na área da Literatura. De momento, dedica-se à escrita e é intérprete do City Council of Stoke-on-Trent, convivendo de perto com a realidade migratória portuguesa. A Terra da Rainha – Retratos Portugueses no Reino Unido é o seu sexto livro.Distribuidora: ISBN 978-972-603-541-1.Texto de capa no livro  A Terra da Rainha 

5 comentários:

  1. Ler:
    Um testemunho pungente sobre os que jogam na lotaria da emigração.
    Os dois rostos de uma mesma realidade: os que partem sem qualificações à pro¬cura de uma vida economicamente mais aceitável; e os que partem licenciados em busca de uma cultura que os valorize. Histórias de sucessos e de dramas na terra da rainha.
    Paula Mateus
    Tradutora e editora
    A Terra da Rainha conta-nos a realidade da emigração portuguesa para o Reino Unido nas últimas décadas, que vai para além das histórias contadas pelos próprios quando voltam à pátria: desde a experiência de quem vive num país sem conseguir falar a língua local, passando pelo papel das Comunidades Portuguesas e dos apoios das entidades das duas nações, até ao desenrolar do dia a dia do emigrante. É, acima de tudo, um livro para quem veio, para quem pensa vir e para quem conhece quem cá está.
    De uma forma inspiradora entre prosa e poesia, a autora transmite-nos assim a noção de como a emigração portuguesa comunica a força da palavra que é única no nosso vocabulário português – a saudade.
    Filipa de Jesus
    Autora do blogue http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt/
    Isabel Maria Fidalgo Mateus
    Retratos Portugueses no Reino Unido

    ResponderEliminar
  2. ...muito para além do seu admirável curriculum a nossa conterrânea Isabel Mateus deixa no perfume da sua literatura e dos seus contos uma profunda humanidade um sentido de justiça visto pelo lado dos despojados dos imigrantes e dos mais desgraçados do seu povo. Estou orgulhoso da Isabel Mateus e da sua obra.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Isabel:

    Parabéns, Isabel !! Não é só o Paulo Patoleia que se sente orgulhoso da Isabel Mateus e da sua obra. Todos os transmontanos sentem um grande orgulho nesta conterrânea que tão bem e tão longe tem levado a nossa língua e cultura , os nossos costumes e tradições.
    Bem hajas, Isabel.

    Um abraço grande
    Júlia

    ResponderEliminar
  4. Justíssimos os comentários à obra de Isabel Mateus(como escritora e como pessoa),que subscrevo totalmente.
    Abraço de

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  5. Olá, Amigos!

    Muito obrigada pelas vossas palavras. Peço novamente desculpa por chegar sempre atrasada ao seu encontro. Talvez por isso mesmo me emocionem ainda mais...

    Abraço muito grande.

    Isabel mateus

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.