terça-feira, 26 de março de 2013

Sardinhas Doces de Trancoso



Sardinhas Doces de Trancoso
As irmãs do Convento de Santa Clara, em Trancoso, eram detentoras de autênticas especialidades a nível de doçaria. Como as morcelinhas de amêndoa, o folar da Páscoa, o bolo doce que acompanhava o queijo de ovelha amanteigado, as cavacas e a bola de folhas. Para além destes doces o mais famoso é sem dúvida as tradicionais Sardinhas Doces de Trancoso, sem escamas nem espinhas e com tripinhas de amêndoa. O Convento de santa Clara iniciou-se com 4 irmãs e estas, para poderem sobreviver, começaram a fabricar os doces acima mencionados.Após a morte das outras irmãs, Maria da Luz, conhecedora da receita da Sardinhas Doces de Trancoso, recusou-se a divulgar o segredo da receita. Porém, alguém pertencente ao convento, após a morte da irmã, revelou o segredo.Ingredientes: farinha de trigo; azeite; ovo; sal fino; água para a massa. No Recheio: açúcar; gemas batidas; miolo de amêndoa e água. Na cobertura: tabuleta de chocolate; açúcar amarelo e margarina.
http://www.rt-serradaestrela.pt/index.php/pt/sabores-da-serra1/gastronomia/sobremesas/item/275-sardinhas-doces-de-trancoso

3 comentários:

  1. Pinto Idalina Pinto escreveu: morcelas de amendoa!!!!!!!!hummmmmmmmmmmmmm adoro

    ResponderEliminar
  2. Lourdes Osorio escreveu: As sardinhas doces , são muito boas

    ResponderEliminar
  3. elder Varela Moço escreveu: É verdade sim senhor e que delícias ...Aliás, os conventos eram artistas na invenção e confeção de doces deliciosos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.