quarta-feira, 26 de junho de 2013

‘Roteiro Gastronómico e Guia de Restaurantes do Douro - Os sentidos do Douro, Douro com sentidos’

INFORMAÇÃO
Sessão pública de apresentação do ‘Roteiro Gastronómico e Guia de Restaurantes do Douro - Os sentidos do Douro, Douro com sentidos’, a realizar em Vila Real, no Auditório da Biblioteca Municipal, no próximo dia 27 de junho.

FOTO DO ARQUIVO DO BLOGUE
Este Roteiro-Guia é uma edição co-promovido pela AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, pela CEGTAD – Confraria de Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, e pela idtour|Universidade de Aveiro, e visa contribuir para promover a restauração e a gastronomia da região Duriense, bem como toda a economia regional de base turística sob o mote:uma nova janela sobre o Douro.
O Roteiro-Guia não é uma produção comercial e possui 216 páginas de conteúdos enogastronómicas e turísticos. Conta com o prefácio da CCDRN (Dr. Nuno Fazenda), da Estrutura de Missão do Douro (Dra. Célia Ramos), da AHRESP (Comendador Mário Pereira Gonçalves) e da CEGTAD (António Manuel Monteiro).
Entre outros autores, este trabalho possui textos do Grão-Mestre da CEGTAD, galardoado em 2012 com o ‘Prémio Literatura Gastronómica’ atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia.


Num período tão conturbado da vida económica do nosso país, que afecta severamente as regiões mais interiorizadas do país, acreditamos que iniciativas como esta podem ter um efeito demonstrativo sobre as vantagens do trabalho em rede e cooperação entre as organizações com o envolvimento directo das entidades do sistema científico, enquanto acelerador de processos de disseminação, desenvolvimento e promoção da economia regional.
De referir que este Roteiro-Guia foi produzido e editado no âmbito do projeto ‘Restaurante do Futuro’, um projeto de investigação realizado pela idtour, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 'ON.2 – O Novo Norte'. A idtour é uma empresa spin-off da Universidade de Aveiro que desenvolve projetos e estudos para o setor do turismo.

As organizações envolvidas e os contactos dos respetivos coordenadores do projecto:
§ idtour - unique solutions | Universidade de Aveiro:
Carlos Costa – Director do Programa Doutoral em Turismo da UA | Coordenador Científico do Projeto Restaurante do Futuro
José Mendes – Gestor do Projeto ‘Restaurante do Futuro’
Nuno Lopes – Coordenação do Roteiro-Guia
§ CEGTAD - Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro:
António Monteiro – Grão-Mestre – Coordenação do Roteiro-Guia pela CEGTAD

Tel. 96.707.61.73, amm.cegtad@gmail.com
§ AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, www.ahresp.com
Pedro Carvalho - Departamento de Investigação, Planeamento e Estudos
Paulo Esteves - Departamento de Comunicação e Parcerias

Atentamente,

Nuno Lopes

1 comentário:

  1. Anto Affonso escreveu: Um Roteiro de grande interesse para toda a Região Transmontana, e para quem nos quer visitar e conhecer os nossos sabores e tradições gastronómicas. Julgo que não deverão estar lá as " Alheiras Kid de Mirandela", mas as outras, as verdadeiras ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.