quarta-feira, 19 de junho de 2013

O RESGATE DOS JUSTOS DA TERRA, de Henrique Pedro | Apresentação na Poética



Sinopse da obraAlguns séculos depois que aconteceu o resgate dos justos da Terra, visitantes vindos do distante planeta Romã, puderam constatar a total destruição da crusta daquilo que havia sido um planeta exuberante de vida e, em geral, formoso e aprazível.
A superfície da Terra era agora árida e estéril, sem resquícios das megalópoles que outrora foram Tóquio, Paris ou NovaYork. As próprias pirâmides de Gizé, como a gigantesca muralha da China, jazem desfeitas e soterradas nas areias que cobrem a maior parte dos solos, secos e descarnados.
Apenas uma pequena cruz de granito e uma só roseira, a seu pé, florida com uma só flor, permaneciam visíveis num local incaracterístico, que os visitantes pretenderam identificar, apesar de tudo, como o sítio em que resgate teve lugar, algures naquela que fora, outrora, a Terra Quente Transmonta, úbere de vinhedos, olivais e pomares.

Sobre o autor: Henrique Pedro nasceu em Vale de Salgueiro, freguesia do concelho de Mirandela, bem no coração da Terra Quente Transmontana, berço da mítica Pátria Celta Luanca, demarcada pelos rios Tua, Tuela e Rabaçal, e outros tributários menores, que fertilizam pomares, vinhas e olivais (...)
Concluiu o Curso Geral dos Liceus no Liceu Nacional de Chaves (1966); é licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar de Lisboa (1971); Bacharel em Matemáticas (1978) e licenciado em Engenharia Geográfica (1980) pela Faculdade de Ciências de Lisboa.É membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Letras de Trás-os-Montes. 
Henrique Pedro é também um dos autores incluídos na na Antologia de Autores Transmontanos II, Terra de duas Línguas.

Apareçam!

1 comentário:

  1. Gostaria tanto de estar convosco ! Ainda não é desta vez.
    Parabéns ao autor , à Poética e, claro, à Virgínia.

    Abraços
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.