sexta-feira, 11 de novembro de 2016

TRANCOSO - o Pelourinho e a Praça


1 comentário:

  1. Pelourinho de Trancoso
    Este pelourinho da cidade de Trancoso é um exemplar magnífico de arquitectura na classe dos pelourinhosde gaiola estilizada, majestoso na sua elevada altura, muito equilibrado e bem delineado em toda a sua correcta volumetria. A elevada coluna e os degraus onde pousa, são os primitivos elementos da anterior picota, construída após o foral de D. Afonso Henriques, dado na segunda metade do século XII.
    São quatro os degraus do pelourinho todos eles de forma octógona com a altura regular de trinta centímetros, não possuindo qualquer rebordo saliente ouboleado. Do último degrau em jeito de plataforma parte a elevada coluna que no seu início tem a expressão quadrada, vindo a desenvolver-se em toda a sua altura na forma octógona lisa de feição e desprovida de lavores, que se eleva até ao lanternil onde vem a pousar o capitel. Este é constituído por uma moldura de forma circular, seguida de um bloco ligeiramente recurvado e pouco elevado, que tem na sua parte terminal um elemento liso e pouco encorpado, sendo seguido de pequeno listel.
    A Gaiola oitavada que na sua base tem forma de taça, é rodeada por oito esbeltos colunetos cilíndricos, bem delineados, onde se nota apreciável trabalho de canteiro. A cúpula deste elemento, também de oito lados, com a forma de tronco de pirâmide, assenta num suporte circular boleado com dois andamentos, sendo o topo de menor diâmetro e nele assenta uma expressiva e bem modelada esfera armilar onde pousa, como peça terminal, uma grimpa de ferro forjado, em forma de cruz. Todos estes elementos da gaiola, foram executados no século XVI.
    http://beiramedieval.blogspot.pt/2006/05/pelourinho-de-trancoso.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.