sábado, 13 de julho de 2013

Comboio do Douro retoma viagem turística, ao som de música e sabores regionais

A composição é de cinco carruagens históricas de madeira do início do século XX e serão puxadas por uma máquina a diesel de 1967, em vez da tradicional locomotiva a vapor, para possibilitar custos inferiores aos da tracção a vapor e permitir manter o produto activo e potenciar a sua continuidade futura de forma mais consistente e sustentada.
É já este sábado que o comboio turístico retoma as viagens pela Linha do Douro Vinhateiro, fazendo a ligação entre Peso da Régua e a Estação do Tua, com paragem no Pinhão.

Durante 13 sábados, o comboio vai levar os passageiros ao longo de 46 quilómetros, que separam o Peso da Régua da Estação do Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães, numa viagem em que a paisagem predominante é o rio Douro, os socalcos durienses e a imensidão de videiras - Património Mundial da Humanidade.
 O comboio é composto por cinco carruagens históricas de madeira, datadas do início do século XX, que serão puxadas por uma máquina a diesel, de 1967, em vez da tradicional locomotiva a vapor.
 Em nota enviada à comunicação social, o conselho de administração da CP explica que a utilização da composição a diesel possibilitará obter "custos inferiores aos da tracção a vapor", e permitirá "manter o produto activo e potenciar a sua continuidade futura de forma mais consistente e sustentada".
 Por causa da substituição da máquina e da retracção económica que se sente em Portugal, a CP decidiu também reduzir o preço dos bilhetes de 45 para 35 euros. As crianças até aos 12 anos pagam 15 euros.
 Outra das novidades introduzidas, este ano, pela CP, prende-se com os "bilhetes especiais" que combinam o passeio turístico no comboio histórico e as viagens de ida e volta, a partir de vários pontos do país até à Régua, nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe) ou InterRegional e Regional.
 Os preços vão desde os 40 euros, para quem se desloca a partir de estações a norte de Coimbra, até aos 70 euros, para quem viaje desde Faro. Em todos os percursos, as crianças até aos 12 anos pagam meio bilhete.
Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais anima os passageiros das cinco carruagens e são dadas a provar bolas de carne regional e vinho do Douro.

3 comentários:

  1. Por que não chega ao Pocinho com uma ligação via autocarro ao Museu do Côa?O douro continua a ser a Régua e arredores
    Maquinista

    ResponderEliminar
  2. Estas viagens turísticas já deveriam ter começado há anos...
    E estou totalmente de acordo com o "Maquinista ".

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Sem Loco a vapor...mais valia nem fazerem nada...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.