terça-feira, 16 de julho de 2013

"OS ROSTOS DE TORGA", COM HERCÍLIA AGAREZ | CICLO ESTIVAL DE TERTÚLIAS NA POÉTICA

Coimbra, 20 de Maio [1947] – Quando conseguirei eu tirar de uma vez a minha máscara? Ser eu, plenamente? Eu, um homem bom, simples e sociável. O que isto tem custado!

[…] Tanta pancada levei, tanto pé me pisou a pele, que me fiz tojo arnal. E ninguém que me conhece suspeita sequer do outro que está por trás de mim, alegre como um passarinho, brando como uma folha, delicado como um rebento
[…] Poucos devem ter tido no mundo a minha sorte: ser um homem inteiramente livre. […] Permaneci na minha pureza natural, cidadão livre do mundo e português. Mas não há dúvida que, para a maioria, me cerquei de arame farpado. É inegável que fechei muitas portas a quem talvez as devesse abrir, mesmo se quando tentei fazê-lo me entrou por elas um vendaval.
Diário IV

É este homem, assim auto-analisado, que pretendemos dar a conhecer melhor em abordagens de temática diversa. É o nó cego de contradições, em permanente estado agónico, obcecado por uma dúvida: Conseguirei eu dar aos outros um retrato fiel e sincero da minha verdadeira pessoa humana? Falamos do homem telúrico, do médico, do escritor, do revolucionário, do andarilho. Do cidadão comum de perfil duro como o perfil do mundo que não deixa transparecer a graça da poesia. Dois homens num só rosto! E está tudo dito…

[Sinopse da obra "Dois Homens num só Rosto - Temas Torguianos", de Hercília Agarez - Lema d'Origem Editora, 2013 


Contamos com a sua presença!

1 comentário:

  1. Pequena Nota Biográfica:

    Maria Hercília Agarez de Campos Marques nasceu em Vila Real.
    É professora aposentada do ensino secundário.
    É autora dos livros A Brincar que o Digas (crónicas) 2001, Miguel Torga: a Força das Raízes (ensaio) 2007, Histórias que o Povo Tece - Contos do Marão, Lema d’Origem (2011), e co-autora da Antologia de A.M. Pires Cabral Aqui e Agora Assumir o Nordeste (2011). Está representada em várias publicações dos Serviços Municipais de Cultura de Vila Real – Revista Tellus , Histórias Tiradas da Gaveta, Pequeno Cancioneiro de Natal, Vila Real Histórias ao Café e, finalmente, Dois Homens num só Rosto – Temas Torguianos, Lema d’Origem, 2013.
    Tem artigos publicados em inúmeras revistas culturais.
    Está representada em A Terra de Duas Línguas – Antologia de Autores Trasmontanos, 2011; A Terra de Duas Línguas II – Antologia de Autores Trasmontanos, Lema d’Origem, 2013 e Uma Longa Viagem com Torga, de João Céu e Silva, 2007 (entrevista).
    É estudiosa dos escritores Camilo Castelo Branco, João de Araújo Correia, Miguel Torga e Luísa Dacosta.
    Foi, de 1999 a 2011, colaboradora permanente do jornal Notícias de Vila Real.
    É membro da direcção da Tertúlia João de Araújo Correia (Régua) e da Academia de Letras de Trás-os-Montes (Bragança).
    É sócia da Associação Portuguesa de Escritores.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.