sábado, 10 de agosto de 2013

Alfândega da Fé já tem um Conselho Municipal da Juventude

Publicado Sábado, 10 de Agosto de 2013 | Por: Notícias do Nordeste

Alfândega da Fé já tem um Conselho Municipal da Juventude. Uma estrutura que pretende dar voz aos jovens do concelho envolvendo-os nas tomadas de decisão respeitantes às políticas para a juventude. 


Este conselho surge por iniciativa do município para que os jovens tenham a oportunidade de participar activamente na vida do município. Desta forma, é também possível ao município auscultar e incorporar as contribuições dos jovens na definição das politicas municipais da juventude, bem como conhecer as necessidades, aspirações e problemas sentidos pelos jovens do concelho.
Trata-se de um órgão consultivo que tem como principal função debater, analisar e pôr em prática programas e iniciativas direccionadas para a população jovem do concelho de Alfândega da Fé.



No fundo, é um grupo de trabalho constituído por elementos representativos de diversas associações juvenis com sede no concelho, assim como, um representante de cada partido representado na Assembleia Municipal e a Presidente de Câmara que tem como principal objectivo, fomentar o dialogo e intercâmbio de experiências entre os vários agentes juvenis concelhios, estreitando a relação entre o a associativismo juvenil e o município ao alargar a reflexão e a discussão sobre assuntos que respeitam à juventude
Este conselho reúne 4 vezes por ano, sendo a próxima reunião no dia 12 de Agosto de 2013 com o intuito de discutir o Orçamento Participativo Jovem. Este orçamento surge de uma proposta da Juventude Socialista.
O orçamento participativo jovem é um instrumento no qual os jovens do nosso concelho, dos 10 aos 30 anos, podem decidir sobre as prioridades do orçamento municipal e supervisionar a sua execução. Este mecanismo vem proporcionar um contributo responsável dos jovens cidadãos no processo autárquico.
Assim destacam-se como grandes objectivos do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) a promoção e desenvolvimento pessoal/social dos jovens no âmbito da educação cívica; criação de sinergias positivas entre representantes e representados locais; reforço da qualidade da democracia, valorizando os processos participativos e a transparência política. O OPJ fomenta a democracia, a massa crítica, a credibilidade política e o interesse dos jovens pelas suas origens.
Dada a natureza participativa, este mecanismo permite trabalhar as competências de cidadania dos jovens numa época em que a politica é muitas vezes colocada de parte e marginalizada. Serve também este organismo para formar os jovens para que estes possam intervir no desenvolvimento do concelho de Alfândega da Fé.
Assumida a importância no envolvimento de todos na definição de politicas que promovam o desenvolvimento de Alfândega da Fé, a Câmara Municipal da as boas vindas ao orçamento participativo jovem.

http://nnoutrasnoticiasnoticiasdonordeste.blogspot.pt/2013/08/alfandega-da-fe-ja-tem-um-conselho.html#.UgYfAdLUn7F

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.