sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Sendim, Miranda do Douro - Lançamento dos livros de Mário Correia

 Lançamento:
Amanhã, 3 de Agosto, sábado, pelas 14:30 horas, no Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Sendim, Miranda do Douro.
Os livros de Mário Correia serão apresentados no âmbito do 14.º Festival Intercéltico de Sendim.

Pairavam Abutres nas Arribas
Novela histórica cuja acção decorre em tempos da Guerra Civil de Espanha, vivida na aldeia raiana de Freixiosa (concelho de Miranda do Douro) e baseada em factos verídicos relatados por alguns dos seus habitantes, recolhidos pelo autor entre os anos de 1997 e 2012.

Tamborileiros e Fraiteiros da Terra de Miranda
A obra procura preservar para memória futura duas das mais expressivas tradições musicais de Miranda do Douro, através das histórias de vida dos tocadores de tambor e fraita mirandesa, uma flauta de três buracos também designada por flauta pastoril. Integrando o mesmo fundo cultural das tradições gaiteiras, distinguem-se pelo predomínio na área da chamada raia seca da região mirandesa  e por terem estado nos inícios dos processos de aprendizagem da esmagadora maioria dos gaiteiros.

Mário Correia (Praia da Granja, 1952)
Mário Correia iniciou em 1970 o seu percurso de crítico e divulgador das músicas tradicionais e populares, bem como de expressãofolk e étnica, na revista portuense MC – Mundo da Canção (criada em 1969), da qual desde logo se tornou um colaborador regular e chegando a exercer o cargo de director ente 1976 e Abril de 1998.
Integrando o grupo de divulgadores da música tradicional e popular portuguesa, assim como das suas congéneres europeias e latino-americanas, publicou numerosos artigos em jornais nacionais assim como em revistas, quer nacionais quer estrangeiras. Realizou, também, durante cerca de cinco anos alguns programas de rádio (RCP/Porto, RDP-Antena 1 e Rádio Nova-Porto/ RCP-Lisboa).
Criador da Sons da Terra em 1999, com um catálogo de edições de recolhas musicais da tradição oral portuguesa que já ultrapassa uma centena de títulos publicados.
Entre 1990 e 1998 integrou a equipa responsável pela programação do Festival Intercéltico do Porto.
Fundou, em Setembro de 2001, o Centro de Música Tradicional Sons da Terra, com sede em Sendim (Miranda do Douro), entidade que desde o ano de 2000 programa, produz e organiza o Festival Intercéltico de Sendim.
Investigador na qualidade de membro colaborador do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional) da Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a publicar regularmente várias obras consagradas às temáticas musicais.
Em 2007, foi entregue a Mário Correia o XII Prémio Europeu de Folklore Agapito Marazuela (Segovia, Espanha) e, em 2010, o Chosco de Oro (Navelgas, Astúrias).
No ano de 2012 foi-lhe atribuída pelo Governo de Portugal a Medalha de Mérito Cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.