quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Felgar -Ventos de Abril


Dia 19 de agosto o grupo ALDEIA VIVA associa-se às festas da Nossa Senhora do Amparo, no Felgar, concelho de Torre de Moncorvo, promovendo a projecção do documentário "Ventos de Abril", gravado em 1975 nessa aldeia por Leonel Brito (que marcará presença nesse dia), Moedas Miguel e Sá Caetano. 

9 comentários:

  1. Da esquerda para a direita, iniciando no canto superior esquerdo do cartaz , revivendo ventos de abril de 1975, a cujo filme já fizemos um comentário há talvez dois anos, vamos tentar identificar pessoas e lugares;
    No jogo da sueca,encostado à porta e, de braços cruzados e atentos eis o Ti Ribeiro, dono da taberna que se situava na esquina da Travessa Coronel Gomes com a Rua Direita ali mesmo na embocadura da Praça. A seu lado esquerdo mirando o naipe, de chapéu preto e camisa branca eis que podemos recordar o Ti Freire, em tempos barbeiro e grande tesoura de tosquiador conjuntamente com seu sogro Ti António Barreiro, O Ti Freire pai do Jorge e mais meia dúzia ( ou seriam 9 filhos) eram conhecidos pela alcunha Laranja, ( talvez familiar da avó do pai deste Blogue o Leonel Brito (?). Será que o jogador de casaco mais claro é o Ti Paredes, grande guitarrista? Certezas não tenho! Outro jogador está como que escondido já que apenas se enxerga o vulto de sua cabeça. Por último fica o palpite. Será o Ti Junqueiro aquele que se senta ao lado do Ti Freire?

    Na foto central obtida ,nos baixos da Casa do Povo, a figura central da sessão de esclarecimento e que parece estar no uso da palavra é o ti Óscar Salgado. Reconhecemos, sem necessidade de lupa a Tia Maria Rebouta(Roberta), irmã do último louceiro do Felgar , a qual me pedia para escrever cartas ao Dr. Mário Soares, na expetativa de lhe resolverem alguns dos problemas e necessidades com que se debatia..Mais próximos da parede e, sobressaindo dos outros dada a sua altura vemos o Ti Bastos, exímio jogador de (?) xadrez , nas suas horas vagas de Caixeiro- Viajante e genro do já referido taberneiro Ribeiro.Este escriba também se encontrava entre os seus conterrâneos com seus cabelos cumpridos. próprios da época, mas cuja objectiva não captou naquele momento.já me esquecia de mencionar o António Ramos ( O Longo filho da Maria do Larinho que além de Longo era alto e por tal circunstância sobressai dos restantes, quase encostado à parede.
    No canto superior direito a queijeira é a Maria do Mário Moreira, que vivia na rua do arcipreste e era oriunda dos lados do Mogadouro.
    No canto inferior direito e, de atalaia especada, apresenta-se a parelha de machos esperando que o carro de bois se encha de esterco para adubar as terras do seu e bom dono Raúl Martins. Era o " nosso" " médico - veterinário" do Felgar. Era o pequeno-grande Ti Raúl que não olhava a meios nem a condição social para acudir a animal doente e assim aliviar a tristeza de seu (s) donos!
    Que a terra lhe seja leve ao Ti Raúl Martins o ferrador solidário , atento e sabedor nas muitas aflições dos felgarenses.
    Ao centro a antiga e vetusta capela de Santa Cruz, com crente entregue a seus passos e pensamentos. Quem seria? No quadro feminino apresenta-se senhora nascida na aldeia da Parada e casada com o Artur Pereira, talhante na Rua Direita. O menino ao colo não se chama Jorge? a memória também se gasta e ao fim de trinta e oito anos não se pode exigir muito dela. A seu lado a senhora mais forte foi mulher do Ti Bastos. Apagou-se irá para um ano lá para os lados de Coimbra. Era a Zita Ribeiro ( Bastos por casamento)..Agora é que são elas? O conterrâneo, ex- funcionário do Ti Gualdino Carqueja, que depois se instalou por conta própria e que também vivia na Rua do Arcipreste, vai perdoar este lapso..Ele ou outro por ele que completem seus nomes pois que duas ou três cabeças pensam melhor e o esquecimento será ultrapassado. Já agora muito gostaria de poder estar por aí no dia 19 de Agosto. Como me é impossível um abraço para todos e, antevejo o acolhimento caloroso ao Leonel Brito, um dos pais do comentário " Ventos de Abril" e cujas raízes também se encontram nessa terra de Nossa Senhora do Amparo. Saúdde para todos e Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. Quem é a Associação Aldeia Viva?
    Gente da Adeganha? Boa gente se for o caso. Dinâmica, com iniciativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      O grupo Aldeia Vive nasce precisamente das iniciativas desenvolvidas em primeira instância na aldeia da Adeganha, com o nome então de Adeganha Viva. Desde essa altura a Aldeia Viva tem vindo a promover várias actividades no concelho de Torre de Moncorvo em torno das tradições locais. Esta é mais uma delas...
      Cumprimentos
      GAV (Paulo Maximino)

      Eliminar
  3. é o sr Armindo que mora no Carvalhal e continua a sua actividade comercial. Foi sócio do sr. José Manuel Pereira no soto da Santa Bárbara.

    ResponderEliminar
  4. Artur Ledesma escreveu: Olá Artur Salgado, então aqui fica uma foto tirada do próprio filme para identificares. Tal como tu, terei que rever o filme em casa. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Artur Ledesma escreveu:Eu ainda reconheço alguns deles, todos rapazinhos da tua idade, incluindo o meu falecido irmão, Zé Carlos. E a minha mãe nesta outra foto.

    ResponderEliminar
  6. Artur Salgado escreveu: Obrigado homónimo meu de facto não menti e lá estão os cabelinhos `a moda`..e sapatinho de tacão alto e calcinhas á boca de sino´quando as croas davam para tanto..um abraço! não identifiquei mais pois o poster está muito pequeno,e embora tenha lupa na mesa de trabalho era difícil e a vista com a memória tb se gasta...mas valeu o esforço para matar saudades e recordar amigos e gente boa ..
    Estou eu o teu saudoso irmão Zé Carlos , O Branquinho, O diamantino Rebouta, O Manuel Rebouta. O Alípio. e vejo também o meu irmão Adelino mais pequeno e com ar muito concentrado...tempos, esperanças com alguma nostalgia hoje de mistura e com grande sa...Ver mais
    Já vi a tia Maria tua saudosa mãe ao lado da Zita Bastos, mãe da Adélia ..Abraço para cada um deles e para ti..e saudades pelos que partiram
    há 8 horas · Lá no canto mais distante encontra-se o Litó,já falecido, ou estarei a ver mal? Perto da tua mãe no canto inferior esquerdo está a esposa do Ti Almeida. No centro da foto com lenço preto está a tia Maria Rebouta e , creio duas irmãs Gomes. as Grilinhas de alcunha, Também me parece que aquele homem encostado no canto superior esquerdo será o Ti António que habitava no tapado vizinho do lameiro do Ti Abel Sá através do qual, para encurtar distâncias,íamos para o Prado jogar futebol ou para as malhadas ou guardar as ovelhas ..enfim memórias.

    ResponderEliminar
  7. Antonio Ginja escreveu:Sim, só nos ficam as memórias, e estou a relembrar também o nosso Felgar,sentado no Hotel,e olhando as Catarátas de NIAGARA FALLS,Canadá.
    Boas Festas,AMIGOS.

    ResponderEliminar
  8. Artur Salgado escreveu:Que tenhas muita saúde e disposição para as férias , rcordando as oliveiras da Eirinha e as aendoeiras da Cascalheira pois as laranjeiras da Azenha já se sabe e os Barrais vão afogar-se.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.