domingo, 27 de outubro de 2013

Bragança-Miranda: Diocese tem património material e imaterial para desenvolver o turismo religioso

                        Pastoral do setor promove roteiros na região

Bragança, 25 out 2013 (Ecclesia) – Alexandrina Fernandes, da Pastoral do Turismo de Bragança-Miranda, afirma que esta diocese tem grande potencialidade turística em termos religiosos.
“A Diocese de Bragança – Miranda tem muitas manifestações e possibilidades de desenvolvimento da atividade pastoral relacionada com o turismo” sustenta Alexandrina Fernandes, num artigo de opinião publicado esta quinta-feira no semanário digital ECCLESIA.
Ao nível do  património edificado a responsável pela Pastoral do Turismo de Bragança-Miranda destaca as “magníficas” igrejas que podem ser visitadas nesta região, nomeadamente “a de Santa Maria do Castelo em Bragança, a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, a Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, a de Santo Cristo de Outeiro, Algosinho, Castro de Avelãs e sobretudo a Concatedral de Miranda do Douro”.
A Pastoral do Turismo de Bragança-Miranda tenta também “desenvolver alguns roteiros entre os vários santuários da diocese, rotas por estilos de construção e ainda uma rota das catedrais”, que englobará a Catedral de Bragança e a Concatedral de Miranda do Douro.
No artigo de opinião publicado no semanário digital ECCLESIA Alexandrina Fernandes revela que neste momento a Pastoral do Turismo de Bragança–Miranda “procede ao inventário do património da Diocese, estando já inventariadas mais do que 13000 peças”, o que revela que o património móvel da Diocese pode também ser “um importante atrativo para trazer visitantes à região, pois, além de vasto, é riquíssimo, com interesse histórico, artístico e cultural”.
O património imaterial poderá também ser outra das chaves para capitalizar o turismo na região dado que “também neste âmbito, a Diocese de Bragança-Miranda é riquíssima, com inúmeras romarias seculares, lendas, contos”, escreve Alexandrina Fernandes.
Esta leiga, que integra o departamento diocesano da pastoral do turismo, relembra ainda que os caminhos de Santiago são “outro fator que pode potenciar o turismo religioso nesta Diocese”.
Para tirar partido do fato destes caminhos passarem pelo Nordeste Transmontano, Alexandrina refere que “é importante criar condições de acolhimento aos peregrinos que por aqui passam, dinamizar estes caminhos, preservando-os e divulgando-os”.

Alexandrina Fernandes conclui o seu artigo publicado esta quinta-feira no semanário digital ECCLESIA desafiando todos a visitar Trás-os-Montes dando a garantia de que “vale a pena ir à Diocese de Bragança-Miranda, aquele reino a quem já chamaram de “Reino Maravilhoso”, conhecer as suas gentes, o seu belo património material e imaterial e sentir-se tocado pelo ar puro e tranquilidade que por aqui se respira”.
Nota do editor:  fotografia do nosso arquivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.