segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Portugal e a Sociedade Internacional - Reflexões

Lançamento: AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS no dia 02 de Novembro de 2013, pelas 21H30 

 Da Obra: 
 Esta obra possui duas Partes. Na primeira o autor analisa, em diferentes intervenções públicas, os alicerces da existência do nosso País, bem como algumas intervenções dos portugueses no mundo. A título de exemplo salientam-se: “A Caracterização Geoestratégica de Portugal”; “Os Alicerces da República Portuguesa”; “O Impacto da Maçonaria”; “A Revolução de 1974”; “O Colonialismo do Estado Novo”... Na segunda parte é abordada a Sociedade Internacional, a começar pelas suas Organizações, bem como as diferentes relações que se desenham no mundo acual: “Região Euro-Atlântica”; “Relações Transatlânticas”; “As Relações CEE-ACP”, etc.. No mesmo capítulo a “Insegurança Internacional” é também tema de análise, em múltiplas vertentes e em várias épocas. Trata-se, no fundo, de um compêndio de Relações Internacionais, sendo PORTUGAL o enfoque, indispensável para aqueles que estudam esses assuntos ou, simplesmente, pretendem compreender, mais facilmente, os factores e os interresses em jogo, neste mundo cada vez mais globalizado. .

Do autor: MANUEL GONÇALVES MARTINS nasceu em Roriz, Barcelos. Curso Teológico, Licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto Católico de Paris, Doutoramento de Terceiro Ciclo em Sociologia pela Universidade de Nanterre (França), Doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, Agregação em Política Internacional pela Universidade do Minho, Professor Catedrático Aposentado da Universidade do Minho e Professor Catedrático da Universidade Lusófona do Porto.


Algumas das obras publicadas: - Le salazarisme et les anciens territoires portugais d’outre-mer, Tese para o doutoramento de Terceiro Ciclo em Sociologia, Universidade de Nanterre, 1976. - A evolução do Império Português e a conjuntura internacional, Tese para o Doutoramento em Relações Internacionais, Universidade do Minho, 1983. - O imperialismo de ontem e o imperialismo de hoje. Estudo. Prova Complementar para o Doutoramento em Relações Internacionais, Universidade do Minho, 1983. - A descolonização Portuguesa (As responsabilidades), Braga, Livraria Cruz, 1986. - A independência do Brasil (Os motivos), Braga, Editora Pax, 1988. - Portugal e os agentes externos (Ensaios), Braga, Editora Pax, 1992. - Relações Internacionais (Política Internacional), Sintra, Pedro Ferreira Editor, 1996. - As organizações da Europa, Sintra, Pedro Ferreira Editor, 1998. - O imperialismo europeu em África e em Portugal (1862-1914), Sintra, Pedro Ferreira Editor, 1998. - O Estado Novo e a Oposição (1933-1974), Sintra, Pedro Ferreira Editor, 2000. - Relações e desafios internacionais na era da globalização, Sintra, Pedro Ferreira Editor, 2003. - Portugal e a Europa, Sintra, Pedro Ferreira Editor, 2006. - Compêndio de Ciência Política, Sintra, Pedro Ferreira Editor. 2010. - Os Portugueses e os Povos do Continente Asiático, Sintra, Pedro Ferreira Editor, 2011. - Êxitos, Fracassos e Exigências em Produções Científicas Realizadas, Lema d’Origem Editora, 2012.

Para mais informações contactar:
António Lopes
Telf: 225 102 299
E-mail: editora@lemadorigem.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.