domingo, 17 de novembro de 2013

"Farrusco, Um Cão de Gado Transmontano" de Isabel Mateus

Novo livro de Isabel Mateus
 A novela Farrusco, Um Cão de Gado Transmontano é o novo livro de Isabel Mateus. A Autora regressa assim às suas raízes fundas na ruralidade portuguesa através das sucessivas aventuras e dissabores do seu protagonista Farrusco.
 Os pergaminhos do Farrusco como cão de gado talharam o seu destino desde que brincava no terreiro ainda cachorrinho para vir a ser no seu mester um dos caibros responsáveis pela sustentação da trave do lar do seu senhor e da economia transmontana.
Sem ainda ter atingido a idade adulta e sem coleira, o Farrusco atirou-se ao lobo com a mesma coragem do seu pai, o Leão. Mais tarde, desarmou os ladrões de gado e devolveu sem demora o rebanho à corte; decifrou o mistério das galinhas feiticeiras; e, pacientemente, assistiu a Mocha durante o difícil parto dos cordeirinhos gemelgos no alto do monte. E sem ele o que teria sido feito do rebanho na Feira das Cerejas, à mercê de mãos gatunas?
Mas os episódios da sua saga não se esgotam aqui. O que fará o Farrusco quando o seu amo – o pastor Augusto – tiver passado a fronteira à semelhança dos demais em anos anteriores?
 Farrusco é uma boa prenda para oferecer, acolher e ler à lareira neste Natal!
Texto e foto enviados por Isabel Mateus

9 comentários:

  1. Mais um livro de Isabel Mateus escritora moncorvense.Espero a saída dele nas livrarias.
    Leitor

    ResponderEliminar
  2. O livro "Farrusco" estará à venda em breve em livrarias selecionadas e nas plataformas on-line Wook/Bertrand.

    Muito obrigada!

    Abraço,

    Isabel Mateus

    ResponderEliminar
  3. Parabéns , Isabel.
    Creio que vai ser uma delícia para os meus netos.
    Já agora: para mim também.

    Um abraço muito grande
    Júlia

    ResponderEliminar
  4. Parece.me bem que sim: "Farrusco é, para todos os" de cá cima", e digo isto com muito carinho, um convite a entrar, agora no Natal, no tempo certo, em nossas casas, na nossa família, um regresso à nossa infância. Também eu e quantos mais, tivemos um cão Farrusco!E esta palavra acompanhou-nos ao longo da nossa vida, pois ela designava tudo o que o texto evoca: segurança, continuação, família, ruralidade, pequenez, mas grandiosidade, partilha, eu sei lá, tudo o que é mesmo, Trás-os-Montes!Obrigada por este Farrusco, o meu cão e o de tantos como eu!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Amigos!

    Tenho a certeza que o nosso Farrusco vai gostar de passar este Natal em casa: Trás-os-Montes. Eu irei lá na Páscoa.

    Agradeço-lhes muito as palavras, o apoio e a companhia.

    Abraço grande,

    Isabel Mateus

    ResponderEliminar
  6. Olá,Isabel!
    O "Farrusco" nome do meu gato,ou melhor dizendo,de todos os gatos que tive na minha infância e que,me aqueciam os pés nas noites frias do Inverno transmontano...Quanta saudade!Não sei onde posso comprar o livro,para oferecer ao meu neto no Natal que se aproxima.Com consideração.Irene

    Nota:Gostei da Mocha e dos "gemelgos"uma expressão típicamente Transmontana.

    ResponderEliminar
  7. ola manisor!
    O FARRUSCO
    Gostei muito da capa ,mas já estou a imaginar a novela, vai ser muito agradável nas minhas férias de natal"Quintas do Corisco" ler à lareira de onde foi originário o farrusco, e onde outrora também ele se aquecia.

    Um beijinho do tamanho do lugar do farrusco.............

    ResponderEliminar
  8. Boa noite a todos,

    O "Farrusco" acabou de chegar às Quintas do Corisco - Moncorvo. A minha mãe tem lá exemplares que lhe chegaram hoje da Gráfica de Coimbra. Ela ficará contente com a visita e eu agradeço-vos a viagem e a compra do livro.
    Também podem comprar o livro nas plataformas on-line Wook-Bertrand.

    Abraço,

    Isabel Mateus

    ResponderEliminar
  9. Eu é que não resisto a revisitar este, o meu, ovosso Farrusco.
    Vou comprar, garanto-lhes. O mais fresquinho possível.
    Mas, seja como for, vou mergulhar no tempo do Farrusco!
    Um bem-haja, muito grato, à autora, por esta prenda de Natal,para todos nós," para os de cá de cima"

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.