segunda-feira, 18 de novembro de 2013

UM LIVRO PARA DEGUSTAR

No sábado há castanhas na Poética!



2 comentários:

  1. Livro aconsenhado por Marcelo Rebelo de Sousa no seu programa dominical na TVI .A comprar!

    ResponderEliminar
  2. Livrarias independentes denunciam violação em grande escala da Lei do Preço Fixo

    Estão a decorrer na Fnac e nas livrarias Bertrand, os dois maiores canais de venda de livros em Portugal, duas campanhas de Natal que violam a Lei do Preço Fixo do livro. Estas campanhas decorrem em plena época natalícia e abrangem as novidades editoriais. Trata-se de um ataque sem precedentes, denunciam os livreiros independentes à Inspecção-Geral das Actividades Culturais (entidade responsável pela fiscalização do cumprimento da Lei do Preço Fixo).

    «Mais de vinte livrarias(*) entregaram uma queixa na Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) contra as redes FNAC e Bertrand, por alegadamente violarem a lei do preço fixo do livro, disse à agência Lusa o livreiro Jaime Bulhosa.
    "Estamos a falar de uma questão de lei. Há uma lei para ser cumprida e a FNAC e a Bertrand não estão a cumprir", afirmou o responsável pela livraria Pó dos Livros, em Lisboa.
    A denúncia foi entregue na IGAC, na segunda-feira, e confirmada à agência Lusa pelo inspector-geral, que disse estar a avaliar o documento: "Certamente se existirem indícios de infracção serão de imediato adoptados procedimentos em conformidade", disse.
    Segundo a queixa dos livreiros independentes, em causa estão duas campanhas de natal das redes livreiras FNAC e Bertrand, iniciadas no dia 14, que violam a lei do preço fixo do livro, porque são praticados descontos que incluem novidades editoriais lançadas há menos de 18 meses.
    "São campanhas que põem em causa a concorrência saudável e prejudicam os pequenos livreiros, as pequenas editoras, os autores, a diversidade cultural. Não há aqui nenhuma campanha contra as grandes cadeias, mas achamos que devíamos denunciar a situação", disse Jaime Bulhosa.
    A queixa é assinada por 26 pequenas livrarias como a Arquivo (Leiria), Culsete (Setúbal), a centenária Esperança (Funchal), a Fonte das Letras (Évora), a Lello e a Poetria (Porto), a Ferin, Letra Livre e Ler Devagar (Lisboa) e a Traga-Mundos (Vila Real).
    "Nos últimos anos, em consequência de vicissitudes várias da economia da organização do mercado do livro, muitas livrarias encerraram a sua actividade", recordam os livreiros na queixa.
    "Esta situação, negativa e preocupante, impõe a criação de medidas disciplinadoras e de incentivo, de modo a corrigir-se as detectadas disfuncionalidades do mercado do livro, e a garantir aos seus agentes condições de actuação mais equitativas e proveitosas para o interesse geral", concluem.
    Segundo os livreiros, a FNAC e a Bertrand estão a violar, por exemplo, o artigo 4.º da legislação, que estipula que o "preço de venda ao público do livro, praticado pelos retalhistas, se deve situar entre 90 por cento e cem por cento do preço fixado pelo editor ou importador".» [Lusa]

    (*)De:
    Livraria 100ª Página - (Braga)
    Livraria A das Artes - (Sines)
    Livraria Apolo 70 - (Lisboa)
    Livraria Arquivo - (Leiria)
    Livraria Boa Leitura - (Leiria)
    Livraria Contra Capa - (Castro-Verde)
    Livraria Culsete - (Setúbal)
    Livraria e Papelaria Espaço - (Algés)
    Livraria Esperança - (Funchal)
    Livraria Ferin - (Lisboa)
    Livraria Fonte de Letras - (Évora)
    Livraria Fundamentos - (Braga)
    Livraria Galileu - (Cascais)
    Livraria Lello - (Porto)
    Livraria Ler Devagar - (Lisboa)
    Livraria Letra Livre - (Lisboa)
    Livraria Letraria - (Miraflores)
    Livraria Livro do Dia - (Torres-Vedras)
    Livraria A Nazareth - (Évora)
    Livraria Palavra de Viajante - (Lisboa)
    Livraria Pinto dos Santos - (Guimarães)
    Livraria Poetria - (Porto)
    Livraria Pó dos Livros - (Lisboa)
    Livraria Solmar - (São Miguel Açores)
    Livraria Traga-Mundos - (Vila-Real)
    Livraria Unicepe - (Porto)

    REFLICTAM | INDIGNEM-SE | AJAM | DIVULGUEM | APOIEM | PARTILHEM

    LUSA

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.