quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Nordeste Transmontano -Efemérides (24/12)

24.12.1837 – António Marcelino Monteiro, de Urros, foi nomeado major comandante das Guardas nacionais de Moncorvo e Albino Frederico Monteiro, também de Urros, nomeado porta bandeiras das mesmas Guardas, por alvará régio.
24.12.1898 – Criação do Externato Académico Mirandez, em Miranda do Douro.
24.12.1900 – Nota da Caderneta de Lembranças:
- á noite, na ocasião em que se intrava para a missa do gallo veio uma malta da corredoura armada de paus e foices dando vivas á rapaziada da corredoura… também andarão pelas ruas a dar os mesmos vivas feitos pimpões e no adro quando estava o abbade a dar o menino deos nacido a beijar ó altar armarão um grande barulho que athe houve tiros de revolve, e querião matar o António da Assunpção Albardeiro que o administrador e o filho e o pulicia nº 8 virão-se parvos para os acomodar que athe quizerão bater ó administrador e depois na praça tornou áver outra desordem, e também tiros de revolve, os fridos que aparecrão forão o filho mais velho de luís Patuleia que lhe abrirão a cabeça com uma arrochada, e com o jaquetão e a faixa furada por uma bala; e o filho do Sebastiãozinho Pastor da cotdoura também com um tiro no braço esquerdo, e o filho mais mais novo do luís patuleia também com a cabeça rachada, o snr. Admnistrador mandou alevantar um auto de investigação mas as testemunhas que depuzerão nem uma viu quem deu os tiros, nem quem bateu.
A.S.M.A. Mirandelenses
24.12.1901 – Aprovação dos Estatutos da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandelenses, colectividade que se mantém cheia de pujança, com uma boa filarmónica.
24.12.1903 – Notícia de Vinhais publicada no “Trasmontano” anunciando a adjudicação da construção de uma ponte sobre o rio Tinhela ao empreiteiro Agostinho Pires por 1 999$000 réis.
24.12.1941 – Inauguração do quartel de bombeiros de Carrazeda de Ansiães.
25.12.1860 – Exonerado o director do Correio de Moncorvo, Luís António Carneiro de Vasconcelos, sendo substituído por Francisco José Cardoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.