terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Trás-os Montes : Pratos de cogumelos premiados


» Restaurantes da região criaram receitas inovadoras com cogumelos silvestres
Três restaurantes do distrito de Bragança foram premiados pela utilização de cogumelos nos seus menus.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET promoveu um concurso que envolveu a participação de 50 restaurantes portugueses e espanhóis, dos quais 19 eram do Nordeste Transmontano, para promover e divulgar esta iguaria.
Para a vice-presidente do agrupamento, Berta Nunes, a promoção dos cogumelos pode ser uma alavanca turística e comercial.
“Estes restaurantes utilizaram os cogumelos de forma inovadora, com criatividade e por isso foram premiados. Esta é mais uma forma de valorizar este recurso e se conseguirmos ter restaurantes que utilizem este recurso endógeno e o promovam, estamos a contribuir para que até os apanhadores possam ter mais-valias”, afirma a responsável. 
Berta Nunes defende, ainda, que a utilização de produtos local é fundamental para atrair turistas. “Os restaurantes têm de perceber que ao utilizarem os produtos locais estão a contribuir para atrai turistas”, defende.
Os proprietários dos restaurantes premiados consideram que a utilização de cogumelos nos pratos que confeccionam é uma mais-valia.
“Eu utilizo cogumelos no meu restaurante desde que o abri em 1981. Têm um paladar muito agradável e é um produto que põe em evidência todo o prato, seja carne, peixe ou marisco”, afirma Eliseu Amaro, proprietário do restaurante “A Lareira”, em Mogadouro. 

Pratos inovadores

Já Flávio Gonçalves do restaurante “O Javali”, em Bragança, confessa que “foi a primeira vez que utilizámos cogumelos e criámos uma entrada especialmente para este concurso, mas pensamos mudar a carta e começar a utilizar cogumelos e juntá-los a outros pratos”. 
A mesma aposta deverá seguir o restaurante D. Roberto, em Gimonde, outro premiado. “Já usávamos cogumelos, sobretudo na época de Outono, mas para este concurso fizemos uma tapas e na nossa carta vamos agora apostar cada vez mais neste tipo de pratos, pois os espanhóis procuram muito os cogumelos em tapas”, afirma Alexandrina Fernandes.
O primeiro concurso hispanoluso micogastronómico decorreu entre 29 de Novembro e 9 de Dezembro, no Nordeste Transmontano e nas províncias espanholas de Zamora e Salamanca.

Destaque
Cogumelos são cada vez mais utilizados pelos restaurantes típicos da região
http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=509&id=19754&idSeccao=4563&Action=noticia#.Uuer5hCp3IV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.