terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

As Assembleias Municipais da autarquia de Trancoso em directo para todo o mundo via internet


As Assembleias Municipais da autarquia de Trancoso não podiam ser mais transparentes. O actual executivo, por iniciativa do presidente da Assembleia Municipal, José Amaral Veiga, implementou um sistema que permite a transmissão em directo para todo o mundo via internet das assembleias municipais. “É uma acta ao vivo e a cores”, refere o mentor da iniciativa que já a tinha proposto a ideia quando se encontrava na oposição, mas apenas a conseguiu concretizar quando o PS conquistou o poder. Sem custos, esta iniciativa de vanguarda tecnológica, quase pioneira, permite aos munícipes do concelho, em qualquer parte do mundo seguirem os debates e as ideias de cada um. De tomarem conhecimento sobre o que está em discussão no seu concelho e o comportamento daqueles que elegeram.

“A ideia é aumentar a transparência e ampliar o grau de exigência dos oradores, porque sabem que estão a ser vistos a nível global. Todos têm de se preparar melhor, desde o executivo à oposição”, conta José Amaral Veiga, que mal tomou posse se dirigiu, com autorização do presidente da autarquia, Amílcar Salvador, aos serviços informáticos da autarquia para se inteirar da possibilidade e dos custos de levar por diante a iniciativa. “Foi-me respondido que bastaria pouco mais que uma câmara e que os custos seriam zero. Avancei com a ideia de um projecto que penso quer único no distrito”, sublinha, adiantando que desta forma os munícipes têm conhecimento imediato das ideias de cada um e com uma clareza que uma acta não consegue expressar.
O presidente da Assembleia Municipal de Trancoso sente orgulho na iniciativa. Não por ser apenas inovadora ou de ter partido da lista pela qual foi eleito, mas “porque permite mostrar ao mundo que o concelho tem pessoas com ideias e bons oradores” tanto de uma parte como da outra. “O mérito é desta gente, porque não temos nada de que nos envergonhar. Pelo contrário, considero que sempre tivemos bons oradores e grande qualidade nas intervenções que agora podem ser comprovadas por toda a gente”.
A qualidade da transmissão, apesar de algumas falhas técnicas iniciais, durante quase todo o dia foi perfeita, como constatou o Celoriconews que seguiu o debate em directo a alguns quilómetros de distância. Com boa qualidade. Som claro, imagem igualmente de qualidade acima da média nas transmissões via internet, incapaz de deixar dúvidas a quem seguiu o debate. Uma iniciativa que como refere, José Amaral Veiga, apenas beneficia a democracia, a transparência, daquilo que se passa na autarquia. “E fundamentalmente aumenta o grau de exigência e de preparação das intervenções. “A Assembleia Municipal de Trancoso deixou de estar confinada a uma sala, onde apenas se encontram os intervenientes, mas passou a contar com a visibilidade a nível global, levando o nome da cidade a todos os recantos do mundo”, sublinha.
Mas quem não puder assistir em directo através do link: http://new.livestream.com/accounts/6371505/events/2783478 pode posteriormente visionar neste mesmo endereço durante um mês a gravação integral da reunião. A partir dessa altura, a gravação passa a estar alojada no site da autarquia, servindo para, quem entender, aceder a este de suporte dos assuntos abordados. -

 FONTE:: http://www.celoriconews.com/politica/trancoso-na-vanguarda-das-novas-tecnologias-assembleias-municipais-transmitidas-em-directo#sthash.tAs4OejP.dpuf

1 comentário:

  1. António Borges :Ora aqui está aquilo que deveria ser feito em todas as Assembleias destes País...incluindo as das Juntas de FREGUESIA....Transparência e a verdade....!!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.