segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Braga: Bispos da província eclesiástica estiveram reunidos no Santuário de Cerejais

Encontro serviu para partilhar ideias e preocupações sobre a Igreja e a sociedade.
 - Os bispos diocesanos, auxiliares e eméritos das nove dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Braga estiveram reunidos no Santuário de Cerejais, Alfândega da Fé, para partilhar ideias e preocupações sobre a Igreja e a sociedade.
Estes encontros que acontecem três vezes por ano numa das nove dioceses da circunscrição eclesial de Braga servem para “a partilha de ideias e preocupações sobre a Igreja e a sociedade”, servindo igualmente para “a oração e para reflexão”, explicou ao jornal ‘Mensageiro de Bragança’ D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.
“Essencialmente, o que pretendemos é intensificar entre nós aqui que o Concilio Vaticano II fala da colegialidade efetiva e afetiva, procurando assim tomar consciência que o nosso ministério é corresponsável, que passa pela nossa amizade e que acaba por concretizar em algumas iniciativas realizar em conjunto”, acrescentou.
Estes encontros são por isso determinantes uma vez que “servem para a partilha pastoral e para aprofundar e cimentar os laços da sacramentalidade episcopal, da amizade no colégio episcopal”, referiu o arcebispo de Braga.
"Estas reuniões servem igualmente para conhecermos as realidades de outras dioceses que não seja a nossa", concluiu D. Jorge Ortiga.
A Província Eclesiástica de Braga é formada pelas dioceses de Braga, Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Lamego, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Na Igreja Católica são designadas Províncias Eclesiásticas os agrupamentos de várias dioceses, cada uma sediada numa sé catedral metropolitana e dirigida por um arcebispo.

MB/MD
Alfândega da Fé, Bragança, 06 fev 2014 (Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.