sexta-feira, 7 de março de 2014

"A Mulher que venceu Don Juan"de Teresa Martins Marques

A mãe de Luís, transmontana de gema, nunca entendera que criatura era aquela com quem o filho casara. As visitas dos pais começaram a rarear, quando a nora, mostrando ostensivamente os maus modos, lhes fez notar que ali não havia lugar para eles.
− A alma do diabo da mulher − dizia a senhora Adelina ao seu homem, mal entrava na camioneta da carreira que havia de a levar de volta a Torre de Moncorvo e à sua casinha modesta, na freguesia da Adeganha.
----------------------------------------------------
Dona Sofia Gaspar, natural de Adeganha.
Excerto de uma entrevista para o 
“Arquivo de Memória do Vale do Côa”.

4 comentários:

  1. Teresa Martins Marques :
    A senhora Sofia fazia o parto sozinha. Levava a tesoura e a linha para junto da cama, ainda limpava a criança e metia-a na cama. Era assim a vida das mulheres no Portugal profundo

    ResponderEliminar
  2. Ana Diogo :
    Que vida difícil... nem temos noção de como era então!!

    ResponderEliminar
  3. Também concordo que esta gente de agora nunca venha a sentir na alma aquilo que eras vida de antigamente... Tenho 60 anos e dói me a alma quando paro para pensar e relembrar momentos bem difíceis da minha criação ... Quanta lagrima e sacrifício fizeram os meus pais para alegrar a minha meninice que nos anos 50 era tao difícil viver!!! Que esta gente nunca o sofra na pele!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.