quinta-feira, 13 de março de 2014

FEIRA MEDIEVAL EM MONCORVO

2011
Torre de Moncorvo 13 mar (Lusa) - A vila transmontana de Torre de Torre vai recuar no tempo, até à Idade Média, recriando uma Feira Medieval na qual o minério de ferro e os produtos da terra voltam a ser vendidos livres de impostos.
A ideia passa por reconstituir, a partir de sexta-feira e até domingo, a atribuição a Moncorvo da organização de uma feira anual, que tinha a duração de um mês e que era realizada por altura da Páscoa, desde 1319, em pleno reinado de D. Dinis.
"Na sequência deste mercado foi instituída uma feira semanal no tempo do rei D. Afonso V [1438-1481], e que tinha como principal atrativo a comercialização de minério de ferro, uma atividade que se pretende recriar", explicou hoje à Lusa o autarca de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.
A iniciativa é organizada pelo município e conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas, grupo de teatro " Alma do Ferro", GNR, associação comercial e da população em geral, decorrendo em plena zona histórica de Torre de Moncorvo.
Segundo a organização, esta Feira Medieval "não pretende ser como as outras que se realizam uma pouco pelo país", tendo por isso características distintas, sendo um dos seus principais objetivos dar a conhecer o património edificado e retomar seis séculos depois "o mercado" da comercialização do minério de ferro.
A feira franca, à boa maneira medieval, tem agora com objetivo ajudar os produtores locais a escoar os seus produtos agrícolas, numa altura de grande afluência turística ao Douro Superior.
"Esta Feira Medieval tem como princípio que todo o concelho de Torre de Moncorvo esteja envolvido, desde o produtor ao distribuidor, passado pelo comerciante local, que está igualmente inserido na iniciativa", frisou o autarca.
A vila será engalanada a preceito com locais próprios para as tasquinhas, para a venda de artesanato e produtos da terra.
"Em toda a zona histórica está expressamente proibida a venda de outros produtos que não sejam endógenos, bem como a montagem de espaços que não respeitem as regras, sendo obrigatório dar a todas as atividades um aspeto medieval", acrescentou Nuno Gonçalves.
No centro histórico da vila todas as barracas terão de respeitar a " época concreta" a que se reporta o evento cultural.
No desfile, e nas mais diversas atividades, vão participar cerca de 800 figurantes trajados a preceito.
Pelo meio, haverá tempo para a recriação de uma Ceia Medieval, atuação de grupos de música tradicional, exibições de falcoaria e demonstração de atividades equestres.
FYP // JAP
Lusa/fim

2 comentários:

  1. Que pena tenho não poder estar presente !
    Parabéns para o ALMA DE FERRO, para o MUNICÌPIO e demais promotores e para todos os participantes .

    Abraços
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Que pena tenho não poder estar presente !
    Parabéns para o ALMA DE FERRO e para todos os participantes e promotores.

    Abraços
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.