quarta-feira, 23 de abril de 2014

“Farrusco – Um Cão de Gado Trasmontano” de Isabel Mateus

        NOTA DE IMPRENSA



No passado dia 19 de Abril, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu a apresentação do livro “Farrusco – Um Cão de Gado Transmontano” de Isabel Mateus.
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo presidiu à sessão referindo que “estamos aqui presentes também para comemorar o que era Moncorvo há uns anos atrás” e que este livro ”nos faz transportar para aquilo que nunca devemos esquecer que é aquilo que fomos”.

De seguida tomou a palavra a Dra. Olinda Brás que falou sobre o percurso profissional da autora e apresentou o livro. Sublinhou que é um livro diferente porque a personagem principal é um cão. Não é um cão qualquer é típico da nossa zona, mas que tem caraterísticas próprias e que esteve em vias de extinção.
Isabel Mateus, a autora natural das Quintas do Corisco, explicou que o livro tem passagens no largo da corredoura e nas Quintas do Corisco. Referiu ainda que o Farrusco é um guardador de rebanhos e que é um ser inteiro, como que um ser humano. A autora pretendeu mostrá-lo num contexto geocultural onde há violência e situá-lo na época da emigração, onde há fome e a terra é madrasta.
No final, o Município de Torre de Moncorvo ofereceu ao público presente um exemplar do livro que a autora teve todo o gosto em autografar.

 Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 22 de Abril de 2014
Luciana Raimundo         

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.