sábado, 5 de abril de 2014

Fundação EDP apresenta projeto para combater exclusão social em Trás-os-Montes

Foto:Leonel Brito
A fundação EDP apresentou hoje um conceito "inovador" de intervenção comunitária para identificar e antecipar os problemas sociais de Trás-os-Montes, apoiando e explorando novas respostas para combater fenómenos de exclusão social.
PAÍS EDP apresenta projeto para combater exclusão social em Trás-os-Montes Lusa
18:52 - 04 de Abril de 2014 | Por Lusa
Share on printShare on email
"O projeto, designado por HUB social, agrega, numa mesma zona geográfica, Trás-os-Montes, vários projetos que intervêm de forma articulada com as instituições locais, numa lógica de parceria com a comunidade, de ativação de sinergias, de gestão de recursos, de criação de redes e de construção de soluções conjuntas", disse Sofia Lage representante da Fundação EDP.
 O HUB Trás-os-Montes será "uma metodologia inovadora" que é desenvolvida territorialmente e que faz o diagnóstico a situações de necessidade social e aos problemas específicos das regiões, para depois haver uma formação a nível dos agentes locais, para o desenvolvimento de vários projetos no campo social.
Nesta primeira fase, o HUB Trás-os-Montes abrange os concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.
"Esta é uma nova forma de trabalhar em rede e destruir algumas barreiras existentes entre as instituições, para que trabalhem em conjunto e tenham um papel complementar, percebendo que não são concorrentes, já que juntos poderão fazer mais e melhor", especificou a técnica.
Este será, na opinião dos promotores do projeto HUB, uma forma de incentivar as pessoas a trabalhem de forma motivadora, de olhar de forma diferente para os problemas, trazendo novos parceiros com visões diferentes, para a resolução dos problemas que afetam "os mais vulneráveis".
O projeto já foi apresentado em forma de "projeto piloto" na Amadora e no Porto, estando em fase de ativação em Campo Maior e na cidade de Aparecida, no Brasil.
Por seu lado, Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfândega da Fé, refere que este projeto vem acrescentar uma metodologia "mais estruturada e mais forte" para se poder trabalhar mais em rede e aos mesmo tempo ser acrescentada uma lógica de inovação e avaliação.
 "Esta metodologia parte um diagnóstico dos problemas locais e cria indicadores da avaliação dos impactos das ações de forma a combater os fenómenos de exclusão social. Porque na área social muitas vezes trabalha-se de uma forma desgarrada, pontual e não avaliada e por vezes as causas dos problemas não são tratadas", acrescentou.
Já Piedade Menezes, vereadora da ação social do município de Torre de Moncorvo, acrescentou que já há tentativas de trabalhos em rede com diversas intuições de caráter social do concelho, só que este projeto apresenta inovação dentro da área do apoio aos mais carenciados.
Fonte:http://www.noticiasaominuto.com/pais/199180/edp-apresenta-projeto-para-combater-exclusao-social-em-tras-os-montes

1 comentário:

  1. Que ideias com tanto interesse para Trás.os-Montes e suas gentes não se fiquem pelo papel.
    Creio que com pessoas tão dinâmicas, tal não acontecerá.

    Um abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.