quinta-feira, 10 de abril de 2014

Moncorvo na Cinemateca Nacional (Sexta, 11/04, 22 h)

Fotograma do documentário GENTE DO NORTE

GENTE DO NORTE OU A HISTÓRIA DE VILA RICA
de Leonel Brito
Texto de Rogério Rodrigues
Música de José Mário Branco
Portugal, 1977 – 53 min
Com a presença de Leonel Brito

Produção da Cinequanon, GENTE DO NORTE é uma crónica de resistência e esperança sobre Moncorvo, em Trás-os-Montes. O passado, o presente e o futuro são analisados por Leonel Brito,que aborda os tempos de exploração das minas de volfrâmio e o cultivo dos campos, bem como os efeitos da emigração no esvaziamento da comunidade e no surto de novas construções. Os que chegaram das colónias cruzam-se assim com os que ainda partem. Música e canções de José Mário Branco.
 > Seg. [8] 19:30 | sala Luís de Pina

Cinemateca Portuguesa
Sede
Rua Barata Salgueiro, 39
1269-059 Lisboa
Tel: 213 596 200 - Fax: 213 523 180
GPS: 38°43'15.27"N, 9° 8'55.73"W


GENTE D0 NORTE (média-metragem _16 mm/cor).

Real. Leonel Brito.Tx. Rogério Rodrigues (dito por Luis Lello)
. Fot. Elso Roque.Mús. José Mário Branco. Mont. Clara Diaz-Bérrio. S. António de Sousa Dias de Macedo. Prod. Cinequanon. Ch. prod. César O. Monteiro. Dur. S5 minutos.
 Rod. 1977. Loc. Instituto Português de Cinema.
Fotograma do documentário GENTE DO NORTE
Gente do Norte é um filme que procura falar de Moncorvo, do vale da Vilariça, da terra onde o seu realizador nasceu e foi criado. Falar dessa terra contando histórias de ontem, pedaços de memória, falando do quotidiano de hoje.
Um texto do jomalista Rogério Rodrigues (também ele nado e criado em Moncorvo) e uma câmara, tais são os elementos com que Leonel Brito penetrou na realidade transmontana. E penetrou-a por dentro, quer dizer. como alguém que fala do que sabe e meditou, ao jeito de uma quaze dívida para com as  pedras e as gentes que agora é paga em imagens e sons.
De assinalar, ainda. a forma perfeita como nesse tecido se insere a contribuição musical de José Mário Branco (duas canções).
Gente do Norte é ,asim,um importante documentário,um testemunho cultural,uma análise onde são precisadas realidades religiosa,sociais e económicas que permitem ao espectador entender  melhor o corpo contraditório e secreto de Trás-os-Montes. Com a serenidade e a lucidez bastantes.
Dicionário do Cinema Português 1962-1988 de Jorge Leitão Ramos

3 comentários:

  1. Luis Fernando Santos escreveu: " vou fazer alguns convites."

    ResponderEliminar
  2. Como eu gostaria de ver este pedacinho do meu coração. Aquela primeira fotografia é do meu tempo e eu estudei naquela sala... Até me parece que é uma aula de desenho...

    ResponderEliminar
  3. Não vou poder estar lá e tenho muita pena.
    Tenho a certeza que vão estar imensos Amigos.

    Lelo e Rogério, deixo-vos aqui dois abraços grandes.

    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.