sexta-feira, 4 de abril de 2014

Torre de Moncorvo juntou 47 associações da lavoura

Fotografia de Lb
 Torre de Moncorvo, 03 abr (Lusa) - O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse hoje que os agricultores portugueses terão de ser mais ativos e assim produzirem mais para poderem receber mais fundos comunitários nna nova Política Agrícola Comum.
"O grande objetivo desta nova PAC é o de aumentar a produção agrícola europeia. Daqui para a frente serão definidas regras para se saber o que é um agricultor ativo. Aqueles que não cumprirem as regras estipuladas por Bruxelas vão deixar de receber apoios comunitários", disse hoje João Machado.
O dirigente falava à margem do Conselho Regional de Trás-os-Montes promovido pela CAP, em Torre de Moncorvo que juntou 47 associações da lavoura que se fizeram representar por mais de 80 dirigentes.
Segundo o dirigente, não poderá acontecer o que acontecia no passado, ou seja, terá de haver uma prática agrícola efetiva de produção, já que o objetivo desta nova politica agrícola é o aumento da produção agrícola europeia.
"Daqui para a frente está tudo preparado para definir em que moldes se poderá considera um agricultor ativo dentro de um quadro complexo que vai analisar setor a setor agrícola, estipulando um conjunto de regras, as quais passam pela proteção do meio ambiente ou da própria segurança alimentar", explicou João Machado.
Porém, e após uma primeira análise, as exigências da nova PAC," há agricultores condenados a perder dinheiro".
Em contraponto, haverá setores agrícolas e agricultores que com a nova redistribuição de fundos comunitários vão receber mais dinheiro.
"O que se pretende é que haja mais agricultores e hectares de terreno a produzirem, havendo em alguns casos, uma subida de apoios até 60% da média comunitária para alguns produtores agrícolas nacionais", acrescentou o presidente da CAP.
Em jeito de conclusão, João Machado, disse que o novo Quadro Comunitário tem diversas vantagens para os agricultores portugueses, já que nos próximos sete anos Portugal não vai perder dinheiro.
"Há menos dinheiro para a PAC, há igualmente mais países para serem distribuídos fundos comunitários de apesar de Portugal não ser um grande ganhador, não será um grande perdedor" concluiu.
FYP // MSP
Lusa/fim

1 comentário:

  1. Um texto muito vago, como todos os jornalistas Portugueses que nunca dizem nada... mas a ver se entendi;
    Aqueles que não cumprirem as regras estipuladas por Bruxelas vão deixar de receber apoios comunitários"
    - Ou seja, os pequenos agricultores que produzam alguns dos nossos produtos regionais de altíssima qualidade e que ainda resistam, são obrigados a acabar!
    " há agricultores condenados a perder dinheiro"
    "haverá setores agrícolas e agricultores que com a nova redistribuição de fundos comunitários vão receber mais dinheiro
    - Os pequenos agricultores, não vão receber nada... mas para os grandes proprietários ou com boas cunhas continuam os subsídios!!!!!!!!!!
    "Torre de Moncorvo que juntou 47 associações da lavoura que se fizeram representar por mais de 80 dirigentes"
    - Havia lá mais dirigentes que agricultores!!!!!!!!!!!
    Este sr João Machado, é que vai defender os agricultores... com frases destas;
    "apesar de Portugal não ser um grande ganhador, não será um grande perdedor"
    - Este senhor saberá donde vem um ovo????
    Isto é mesmo gozar com todos os pequenos agricultores transmontanos... que já não existem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.