quarta-feira, 21 de maio de 2014

JACOB (FRANCISCO) RODRIGUES PEREIRA

Aproxima-se a passagem do 3º centenário sobre a morte de Jacob Rodrigues Pereira, o inventor de um método inovador de educação dos surdos-mudos. Casualmente nascido em Espanha quando seus pais iam fugidos da inquisição de Portugal, ele e seus familiares sempre se consideraram portugueses.
Seus ascendentes eram todos trasmontanos e por isso pensamos que devemos ser nós os trasmontanos a promover uma celebração digna de tal efeméride, pois que Jacob Rodrigues Pereira será, porventura, o homem trasmontano mais conhecido no estrangeiro.
Pensamos, por outro lado, que a melhor forma de celebrar o centenário do nascimento de Jacob Rodrigues Pereira é ir ao encontro da nossa própria história onde os marranos e os judeus desempenharam um papel de extrema importância. Também eles ajudaram a moldar o Homem Trasmontano que, ontem como hoje, sempre soube afirmar-se como cidadão do mundo, na boa tradição sefardita. Como escreveu Jorge Luís Borges, também ele descendente orgulhoso de Trasmontanos, nas veias de todos nós corre uma gota de sangue judeu.
Foi a pensar em tudo isto que escrevemos este livro tentando fazer reviver a ambiência marrana em Trás-os-Montes ao tempo do nascimento de Francisco Rodrigues Pereira. Escrevemo-lo com a consciência de que temos de acertar contas com a história e de orgulhosamente dizer quem somos: - Nós trasmontanos, sefarditas e marranos.

Os autores

9 comentários:

  1. Edmundo Gil :
    Na Casa Pia a secção da escola de surdos mudos, é chamado o Instituto JACOB RODRIGUES PEREIRA.

    ResponderEliminar
  2. João Paulo :
    Borges foi o melhor escritor de lingua ibérica...

    ResponderEliminar
  3. Jose Santos Silva :
    "Sangue Judeu" apenas significa que somos descendentes do Abraão como é natural e mais que demonstrado e não tem o significado do termo que é usado na actualidade

    ResponderEliminar
  4. Laura Basaloco-Lapo :

    Onde posso obter este livro? Como transmontana e possível descendente de judeus, gostaria de uma recomendação de livros sobre os marranos em Trás-os-Montes e a criação da freguesia de Lagoaça, bem como onde encontrar ascendentes meus. O sobrenome da minha avó materna era Pereira, mas o sobrenome completo devia ser Pereira da Silva, e o do meu avô era Pires Basaloco. O sobrenome da minha avó paterna era Palavras e do meu avô era Lapo. Desde já, obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. A obra será lançada no dia 14 de Junho, em Bragança, integrada no evento "Artes e Livros" promovido pela ALTM e Câmara Municipal de Bragança.
      A distribuição pode ser vista aqui:

      http://lemadorigem.pt/distribuicao/

      e

      https://www.facebook.com/LemadOrigem

      Eliminar
  6. Ana Diogo :
    Muito interessante. Uma personagem de valor que eu desconhecia! Bom dar a conhecer!

    ResponderEliminar
  7. Ana Diogo :
    Muito interessante. Uma personagem de valor que eu desconhecia! Bom dar a conhecer!

    ResponderEliminar
  8. Quero muito ler o livro. Conto estar nesse mesmo dia em Bragança.

    Abraço ao Sá Gué
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.