terça-feira, 6 de maio de 2014

Júlia Ribeiro homenageada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

A Dra. Júlia Ribeiro foi homenageada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Torre de Moncorvo, no passado dia 1 de Maio.
Da homenagem fez parte a apresentação do seu livro “Contos no Terreiro ao Luar de Agosto.”
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Dr. Nuno Gonçalves, deu início à sessão referindo que “ é para mim uma honra estarmos hoje aqui, no dia em que podemos dar o testemunho à Dra. Júlia e o agradecimento que queremos fazer a uma filha da terra que retrata, como ninguém, todo o ambiente vivido na Corredoura”. Explicou ainda que esta homenagem teve lugar no Salão Nobre porque a Dra. Júlia é uma das melhores contadoras de histórias da atualidade e porque estes contos retratam para as memórias futuras aquilo que Moncorvo e a corredoura foram. De seguida o Dr. Rogério Rodrigues fez a apresentação do livro referindo que “se trata do imaginário social e da memória afetiva do bairro da Corredoura, em Torre de Moncorvo e que os moncorvenses com mais de meio século de idade encontrarão aqui, nesta obra, muitas das referências da sua infância, dos seus medos e sonhos”.
A Dra. Júlia Ribeiro falou ao numeroso público presente referindo que só se dedicou à escrita depois de se reformar e que teve a intenção de escrever estes contos, que ouvia às velhas da Corredoura, para não se perderem estas histórias e o poder de socialização que ligava os mais novos e os mais velhos, pois segundo a autora “o que não se escreve morre”.

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo ofereceu um exemplar deste livro a todos os presentes, tendo decorrido de seguida uma sessão de autógrafos.
No dia 2 de Maio teve ainda lugar um passeio pela Corredoura com os alunos da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado.

Luciana Raimundo         

8 comentários:

  1. Foi um evento digno que tive o prazer de presenciar e recordar um tempo, embora curto, da minha adolescência vivida na Corredoura.

    ResponderEliminar
  2. Misé Fernandes :
    Parabéns, também vou adquirir um “Contos no Terreiro ao Luar de Agosto.”
    As noites de luar em Agosto vividas na nossa terra são do mais belo que há. Obrigada Drª Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Julio Remondes:
    Numa outra postagem confundi este livro com um outro de nome parecido, ou seja, Contos ao Luar de Agosto.

    ResponderEliminar
  4. Grata aos comentadores pelas suas palavras amigas.

    O livro vai ser apresentado em Vila Real na livraria Traga-Mundos no dia 13 de Junho pelas 18 h e em Bragança a apresentação terá lugar na Academia de Letras de Bragança no dia 14 pelas 17h e 30m .

    Abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de dizer que o livro vai ser também apresentado em Leiria, no Moinho de Papel, no dia 28 de Junho (Sábado) pelas 15 horas.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Todas as homenagens que receberes serão mais do que merecidas!!!!

    Wanda

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Julinha!
    Foi um "passinho"a minha viagem de regresso na companhia dos seus belos contos que, tantas e tantas vezes ouvi contar às "velhas "na minha aldeia e me deixavam amarelinha de medo...Vim a remoer memórias da minha terra ,de amigas que já não via à décadas...Parabéns e muito obrigada a todos pelo dia inesquecível que passei na vossa companhia.
    Com um beijo de amizade e gratidão da:
    Irene

    Nota:No dia 13 de junho lá estarei para vos abraçar de novo.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha.. Fico muito contente porque no dia 14 de junho conhecerei finalmente a menina julinha.! Se tudo me correr bem, lá estarei para comprar o livro, e se possível cumprimentar a menina julinha que tão bem pinta com palavras!! Obrigada minha linda SE NHORA.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.