quinta-feira, 24 de julho de 2014

Bragança e León avançam com agrupamento para obter fundos da Europa

Os presidentes da Câmara de Bragança, em Portugal, e da deputación de León, em Espanha, anunciaram nesta quarta-feira que pretendem criar um novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) para em conjunto conseguirem fundos da Europa.
O acordo para a constituição do novo AECT León-Bragança foi assinado na cidade portuguesa pelo autarca local, Hernâni Dias, e pelo presidente da deputación de Léon, Marcos Martinez, e necessita ainda da aprovação dos órgãos autárquicos locais e dos governos de ambos os países.
A principal vantagem apontada por Marcos Martinez para este acordo de cooperação é, num momento em que em ambos os países é complicado obter verbas nacionais para projectos locais, poderem recorrer à Europa para conseguir fundos aos quais não seria possível aceder individualmente.
Só depois de concluído o processo de constituição do agrupamento, o que levará alguns meses, é que serão pensados projectos concretos, mas ambas as partes avançam desde que já que a aposta passará pelos sectores do turismo, agro-alimentar e social.


Outros agrupamentos de cooperação territorial têm sido constituídos nos últimos anos na zona de fronteira como o ZASNET AECT do qual Bragança faz parte, enquanto León ainda não aderiu a nenhum dos projectos existentes.
Embora com uma dimensão mais reduzida do que a de outros agrupamentos, tanto Bragança como León acreditam que este projecto comum faz sentido.
“Leão e Bragança sempre tiveram uma relação estreita e queremos mantê-la, de qualquer forma também estão abertos a que possam aderir novos sócios ou parceiros”, indicou Marco Martinez.
Já para o autarca de Bragança, Hernâni Dais, “a qualidade dos agrupamentos territoriais não se mede só pela dimensão. Há outros factores que contribuem” e, no caso concreto, a cooperação entre as das região, que já leva alguns anos.
“Entendemos que esta relação de proximidade, que já se mantém desde o ano de 2006, altura em que foi assinada a carta de geminação com León, pode e deve ser reforçada e creio que este AECT vem precisamente nesse sentido, que é o reforço da cooperação entre os dois territórios dos dois lados da fronteira”, observou.
Hernâni Dias não vê também “inconveniente absolutamente nenhum” por Bragança já integrar outro agrupamento.
Uma das reivindicações mais conhecidas que uniu as duas cidades nos últimos anos foi a pretensão levada inclusive aos governos de ambos os países de uma ligação entre Bragança e León em auto-estrada.

O autarca de Bragança ressalvou que não é um projecto que consigam concretizar pela via do agrupamento ou do acesso das duas regiões a fundos comunitários.
“Mas é sempre um problema que está na primeira linha de actuação dos dois lados da fronteira”, vincou.
Com o novo AECT, os promotores esperam também “promover o território no exterior para que também por essa via (consigam) eliminar e debelar algumas fragilidades” existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.