terça-feira, 23 de setembro de 2014

Carviçais: Passeio pedestre da Rota da Fonte do Gil

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a Junta de Freguesia de Carviçais promoveram no dia 21 de Setembro, o percurso pedestre da Rota da Fonte do Gil.
O passeio teve início na Praça da Igreja, em Carviçais, e seguiu em direção à Fonte do Gil pela histórica Calçada do Gil. Aí o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, efetuou a inauguração da primeira fase das obras da Fonte do Gil e deu início à 2ª fase que constará na iluminação e sinalização. Realçou ainda a importância histórica desta fonte, assim como alguns episódios que ali se foram passando ao longo dos tempos.
Os cerca de 160 participantes seguiram caminho pelas Escadas do Carcavão, Canelhinha do Fogo até Minas do Lagar Velho, onde decorreu uma pequena pausa para reforço e os mais corajosos
aproveitaram para conhecer as antigas minas de volfrâmio que foram exploradas na época da II Guerra Mundial. O Presidente da Junta de Freguesia de Carviçais deu uma breve explicação sobre as minas que se avistavam e explicou ainda que o percurso iria passar pela Fraga da Raposa e Fraga dos Pelames, a primeira onde se costumavam avistar muitas raposas e a segunda onde os habitantes da aldeia costumavam colocar as peles a secar.
No final realizou-se um almoço convívio, na Fonte do Gil, entre todos os participantes.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 22 de Setembro de 2014

Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.