sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Nordeste Transmontano - Idade dos médicos da região preocupa Ordem

fotoO presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos está preocupado com a média de idades dos médicos de clínica geral do Nordeste Transmontano, que se situa nos 55 anos.

Marcelino Marques da Silva afirma que, se esta tendência não for revertida, pode-se chegar a uma situação “catastrófica”, quando estes médicos se reformarem.
“Se não forem tomadas medidas a breve prazo, dentro de 5 a 7 anos, vai haver uma catástrofe. De um momento para o outro vão-se reformar praticamente todos os médicos de família da primeira geração”, considera o responsável.
O médico, que integra também o Conselho de Administração da ULS Nordeste, não tem dúvidas que para fixar os jovens médicos à região é necessário aumentar os salários destes profissionais de saúde.
“Dou o exemplo de países que têm falta de médicos como Angola, Arábia Saudita, Alemanha… e pagam mais para ter esses profissionais. O interior tem que pagar mais aos profissionais para estarem aqui, porque as condições são adversas”, frisa o médico.
Por outro lado, Ponciano Oliveira, do Conselho Directivo da ARS Norte, acredita que brevemente o Nordeste Transmontano terá os médicos que necessita. “Os incentivos existem até mesmo pela forma de organização dos cuidados primários, hoje em dia, que têm vindo a ser implementada desde 2008”, salienta Ponciano Oliveira.
Nesta altura estão 25 internos de medicina geral e familiar nas unidades hospitalares da ULS do Nordeste, que em breve estarão aptos para exercer a profissão.

Declarações à margem do XXI Encontro do Internato de Medicina Geral e Familiar do Norte, que decorreu na passada quinta e sexta-feira, no Teatro Municipal de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.