quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Torre de Moncorvo: "As Memórias do Visconde de Vila Maior" na Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu no dia 25 de Outubro a apresentação do livro “Memórias do Visconde de Vila Maior - Júlio Máximo de Oliveira Pimentel”.
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, deu início à cerimónia referindo que “ talvez este seja um dos livros mais marcantes que aqui apresentamos.” Salientou ainda que “é uma honra para o Município de Torre de Moncorvo acolher um livro daquele que foi uma das figuras mais distintas do nosso concelho.”
Seguiu-se a intervenção de Jorge Fragoso, da Palimage editora, e a apresentação da obra por parte do Professor Adriano Vasco Rodrigues, começando a sua intervenção por dizer que “ é como muita satisfação e orgulho intelectual que apresento este meritório e laborioso trabalho da Dra. Adília
Fernandes”. Destacou ainda o interesse deste livro, “não só pelas ocorrências em Portugal mas também no estrangeiro, onde o autor viveu e conviveu.”
Falou também ao público presente Adília Fernandes, que efetuou as transcrições do diário, explicando que contém a vida do Visconde na primeira pessoa. Salientou que Moncorvo está muito presente nestas memórias e que na sua opinião “ resgatar estes diários é resgatar a memória deste ilustre moncorvense e prestar-lhe assim um valioso tributo.”
Por fim Manuel Pimentel Quartin Bastos, trineto do Visconde Vila Maior, partilhou com os presentes algumas impressões com que ficou do seu trisavô, após a leitura destas memórias.
Destaque também para a presença do 5º Visconde de Vila Maior, Don Fernando Quartin Bastos.
Em complemento está patente no átrio da Biblioteca Municipal uma pequena exposição alusiva ao 2º Visconde de Vila Maior com alguns documentos, livros e outras memórias deste ilustre moncorvense.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 28 de Outubro de 2014

Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.