quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Inovação 'Hi Tractor' alerta para acidentes com tratores agrícolas

'Hi Tractor' alerta para acidentes com tratores agrícolasO Hi Tractor é um dispositivo móvel de alerta para acidentes com tratores agrícolas que estará disponível até ao final do ano e pretende evitar a morte devido ao alerta tardio, disse hoje o responsável pelo projeto.
Só no primeiro semestre de 2014, registaram-se 66 acidentes com tratores agrícolas, que provocaram a morte a 36 pessoas.
O responsável pelo projeto Hi Tractor, António Menino, afirmou hoje à agência Lusa que uma grande percentagem das mortes está ligada ao alerta tardio para o acidente. 
"O projeto consiste num conjunto de sensores, uma caixa com componentes eletrónicos, 'hardware' e 'software', que monitorizam toda a atividade do veículo e que permitem detetar se o trator está em posição de acidente ou de trabalho", explicou. 
O dispositivo permite também dar o alerta para situações de acidente com o tratorista, por exemplo em caso de queda ou de uma doença súbita. Para o efeito possui uma pulseira com botão de SOS que pode acionar o alarme. 
Depois, o sistema está ligado a um servidor 'web' para onde são enviados todos os eventos. Para além disso, acrescentou António Menino, existe uma rede de contactos que são fornecidos pelo proprietário e para onde é dado o alerta em caso de acidente. 
O projeto prevê também a criação de uma rede de auxílio de proximidade, composta por pessoas que podem fazer o primeiro socorro. O alerta chega através do telemóvel e no caso de 'smartphones', pode ser fornecida de imediato a localização exata da ocorrência. 
António Menino, natural de Torre de Moncorvo, é o responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia, que está em fase de finalização e será lançado no mercado até ao final do ano.
O Hi Trator é um dos 15 finalistas ao Prémio Douro Empreendedor, que será entregue a 28 de novembro, em Vila Real, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O prémio é uma iniciativa coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), cofinanciada pelo "ON.2 - O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e conta com o patrocínio da EDP.


Fonte:  http://www.noticiasaominuto.com/tech/304158/hi-tractor-alerta-para-acidentes-com-tratores-agricolas

Nota
António Menino é natural da Macieirinha -Torre de Moncorvo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.