quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Baixo Sabor - 48 medidas de salvaguarda ambiental

Medal 2012
A EDP Produção anunciou hoje 48 medidas de salvaguarda ambiental para a região da albufeira do Baixo Sabor, num investimento que ronda os 60 milhões de euros, para um período de 75 anos.
Segundo a elétrica, nos últimos anos já foram investidos nos quatro concelhos da região cerca de 10 milhões de euros em medidas ambientais que abrangem cerca de duas mil entidades e pessoas instaladas naquele território.
"Esta estratégia inédita implicou um planeamento cuidado e uma atuação muito dinâmica, dada a necessidade de negociar acordos com dezenas de entidades locais e centenas de proprietários, previamente à realização das intervenções de gestão ambiental", adiantou Sérgio Figueiredo, administrador da EDP Produção.
Os concelhos abrangidos são os de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, todos pertencentes ao distrito de Bragança.
A estratégia adotada para implementação no território "foi alicerçada" no estabelecimento de parceria com entidades locais "experientes e conhecedoras do território".
"A partir do que a Lei nos impunha, integrámos a componente ambiental naquilo que será o partido que as populações podem tirar destas medidas do ponto de vista económico e social, numa região que sofre com o declínio demográfico há mais de uma década", explicou o responsável da EDP.
Para os responsáveis pela implementação das novas medidas ambientais, o que está em causa é a promoção de atividades ligadas à terra e a conservação da natureza, ou novas atividades como o turismo.
Estas ideias são abrangentes e poderão levar a criação de área protegida que englobe os nove municípios que fazem parte do Baixo Sabor [quatro] e os da região de Foz/Tua [cinco], territórios onde estão ser construídos novos empreendimentos hidroelétricos.
"O caminho que estamos a fazer é criar uma agência de desenvolvimento para o Baixo Sabor, tendo como ponto de partida a associação de municípios já existente, com finalidade de rentabilizar infraestruturas que podem ser comuns aos nove municípios para assim se poderem promover diversa atividades integradas", concluiu Sérgio Figueiredo.
Esta foi ainda a primeira barragem a disponibilizar 3% da faturação anual de energia para o fundo de compensação ambiental destinado também a apoiar o desenvolvimento de projetos na área de influência.

FYP // JGJ

Lusa/fim

Fonte: http://portocanal.sapo.pt/noticia/46080/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.