terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Vila Real

Tiago MonteiroUma semana depois de anunciado o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Vila Real, a maior parte das unidades hoteleiras locais esgotou para o fim de semana de julho que garante a internacionalização deste circuito.
O anúncio oficial de que Vila Real recebe entre 10 a 12 de julho uma ronda do WTCC foi feito a 28 de novembro e, uma semana depois, pensões e hotéis contactados pela agência Lusa confirmaram que já têm os quartos praticamente todos reservados para esse fim semana.
"Vêm as equipas, pilotos, mecânicos, técnicos. Não tenho dúvida nenhuma em dizer que o Douro vai estar cheio, pleno", afirmou hoje à agência Lusa Luís Marques, presidente da Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).
Fonte do maior hotel da cidade, o Miracorgo, referiu que após o anúncio da data do WTCC em Vila Real foram efetuadas reservas que já esgotaram a unidade, que possui 166 quartos, para essa altura.
No Miraneve também já foram reservados todos os seus 26 quartos e para a mesma equipa, proveniente de Itália e a Quinta do Paço acabou por esgotar também a sua capacidade (34 quartos) para esse fim de semana.

Foi também nesta semana que a residencial Real recebeu pedidos de reserva para os seus 13 quartos.
Já no Peso da Régua esgotou a sua capacidade para esse fim de semana de julho ao ver reservados 25 quartos para as Corridas de Vila Real. Os restantes 52 já estavam solicitados.
A realização do WTCC em Vila Real está garantida até 2017, o que aconteceu meses depois de a Câmara do Porto ter decidido suspender a realização do Circuito da Boavista em 2015, queixando-se do corte nos apoios por parte do Turismo de Portugal. O Porto era palco para as provas WTCC.
"Foi uma excelente notícia para a nossa região. Terá que ser uma oportunidade que não podemos perder para nos promovermos", acrescentou Luís Marques.
Esta é uma prova que tem transmissão televisiva em cerca de 100 canais de 54 países com 20 línguas diferentes.
"Vamos ter muitas horas de televisão, vamos ter um impacto muito grande em todo o mundo e esperamos e lançamos o desafio para que as imagens não sejam só de pista, alcatrão e dos carros, mas aproveitar para promover todo este território onde esta inserido o circuito", sublinhou.
Também José Luis Prada, da Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH), uma organização luso espanhola, considerou que o WTCC pode ser uma oportunidade para o turismo do Douro português mas também para o seu lado espanhol.
Será importante, segundo acrescentou, saber canalizar os turistas madrilenos, que representam a maior fatia dos visitantes de Castela e Leão para Vila Real e toda a sua zona envolvente.
José Luis Prada defende que é preciso saber unir o automobilismo, ao enoturismo ou até à cultura. "São elementos diferentes mas que se podem complementar. É necessário articular ofertas turísticas e diferentes experiências", frisou.
A Câmara de Vila Real já adiantou que o WTCC poderá atrair à cidade cerca de 220 mil pessoas.
As primeiras corridas no circuito de Vila Real realizaram-se em 1931, atraindo milhares de pessoas até terminarem em 1991.

O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, mas o evento só se realizou até 2010, tendo regressado em 2014 em cumprimento de uma promessa eleitoral de Rui Santos.

Fonte: http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2014/12/05/corridas-do-wtcc-esgotam-hotelaria-em-vila-real

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.