quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

EDP admite que central hidroelétrica do Baixo Sabor opere em Janeiro de 2015

Obra vai custar 683 milhões, mais 20% do que o orçamento inicial.
A central hidroelétrica da barragem do Baixo Sabor iniciou testes de ligação à rede eléctrica nacional, prevendo-se que esteja a operar em Janeiro de 2015, caso as condições climatéricas o permitam, anunciou a EDP.
"Os ensaios já se iniciaram na barragem de jusante, tendo mesmo sido feito um ensaio com rede elétrica. Na barragem de montante, as coisas estão um pouco atrasadas, estando-se que no primeiro trimestre de 2015. Caso haja caudal suficiente pretendemos iniciar ensaios ainda este ano", explicou o diretor do projeto hidroelétrico do Baixo Sabor, Lopes dos Santos.
O aproveitamento hidroelétrico do Baixo Sabor é constituído por dois escalões, um a montante outro a jusante, e está em fase final de construção no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.
Nesta fase da obra, ficou igualmente a saber-se que houve "uma derrapagem" que rondou os 20% do valor inicial, estimando-se que o custo da construção da barragem, segundo uma estimativa do mês de Novembro, ascenda aos 683 milhões de euros.

A derrapagem ficou a dever-se a "diversas circunstâncias", nomeadamente o aumento dos custos nos projectos arqueológicos, problemas com as cheias que obrigaram a prolongamento nos prazos de construção e consequentes compensações ao empreiteiro. Deve-se ainda, explicou o representante da elétrica nacional, a obras que não estavam previstas, "entre outros contratempos".
A EDP salienta a "grande capacidade" de armazenamento de água na albufeira do Baixo Sabor, sendo a segunda em Portugal com maior potencial, logo a seguir ao Alqueva. Salienta, ao mesmo tempo, o potencial para a produção de "energia renovável e limpa".
"No que respeita à produção de energia própria, o Baixo Sabor poderá gerar energia para abastecer cerca de 250 mil casas/ano", explicou Lopes dos Santos.
No pico da construção da barragem, os trabalhos deram emprego a cerca de dois mil operários.
A albufeira criada pelo escalão de montante estende-se ao longo de 60 quilómetros, desde a zona da barragem até cerca de 5,6 quilómetros a jusante da confluência do rio Maçãs com o rio Sabor, ocupando áreas dos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.
A albufeira criada pelo escalão de jusante, com uma extensão de cerca de 9,6 quilómetros, ficará compreendida entre as duas barragens, localizando-se no concelho de Torre de Moncorvo.
O enchimento da albufeira do Baixo Sabor chegou a estar agendado para o final de 2013.

O empreendimento hidrelétrico do Baixo Sabor começou a ser construído em Junho de 2008 e foi apresentado pelo então ministro da Economia socialista, Manuel Pinho, como "a mãe de todas as barragens", com um custo inicial de 450 milhões de euros.

Fonte: http://www.publico.pt/economia/noticia/edp-admite-que-central-hidroeletrica-do-baixo-sabor-opere-em-janeiro-de-2015-1679019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.