sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rede de Judiarias confiante no cumprimento de prazos do projeto Rotas de Sefarad

"Edifício do Largo General Claudino que serviu de
Sinagoga aos marranos nos anos 20 e 30 do Século XX"
Vila Nova de Paiva, Viseu, 18 dez (Lusa) - O secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão, disse hoje ter garantias do cumprimento de prazos por parte dos municípios que participam no projeto Rotas de Sefarad.
Com um investimento superior a cinco milhões de euros, 15% dos quais pagos pelo Orçamento do Estado e 85% pelo programa EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein, com a Noruega a contribuir com cerca de 97%), o projeto Rotas de Sefarad visa valorizar a herança judaica na história e na identidade cultural portuguesa.
Na segunda-feira, em Leiria, a diretora regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, alertou que estes cinco milhões de euros estão em risco.
"É um projeto que me preocupa muito dado o atraso", afirmou Celeste Amaro, explicando que existem cinco milhões de euros por investir, sendo quatro milhões contributo da Noruega para os projetos-âncora, que têm de estar concluídos até abril de 2016.

"Somos o operador de programa [Direção Regional da Cultura do Centro] e a Rede de Judiarias é o promotor do projeto. Portanto, compete ao promotor do projeto apresentar tudo o que seja faturas, procedimentos, para nós pagarmos. Sem isso, é impossível", garantiu.
Questionado hoje, em Vila Nova de Paiva, pelos jornalistas, Jorge Patrão afirmou ter garantias de que haverá "sucesso de bom cumprimento, oxalá haja também a colaboração entre as entidades portuguesas, que às vezes é onde acontecem os maiores problemas".
"O que estamos a ouvir de todos os municípios que são atores das obras materiais foi o que hoje ouvimos aqui do presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva", que espera ter o projeto concluído dentro do prazo, acrescentou.
Jorge Patrão lembrou que, em dezembro de 2011, foi dada informação sobre "este apoio garantido pelo Reino da Noruega para Portugal e para a Rede de Judiarias".
"A Direção Regional de Cultura do Centro assinou o contrato com a Rede de Judiarias em 27 de junho de 2014 e nós começámos imediatamente a trabalhar", frisou.

AMF (SR/MLE) // SSS

Lusa/fim
Fonte: http://portocanal.sapo.pt/noticia/46928/

Nota do Editor: Ver http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2014/06/torre-de-moncorvo-sinagoga.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.