segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A. M. Pires Cabral - Peça sobre violência doméstica sobe ao palco em Trás-os-Montes

A companhia Filandorra-Teatro do Nordeste estreia hoje (10/01/2014), em Macedo de Cavaleiros, a peça «O Saco das Nozes». Trata-se de uma comédia que representa a temática da violência doméstica numa aldeia imaginária da região transmontana, onde as mulheres têm a voz de comando e os homens obedecem sem contestar.
O texto é de Pires Cabral e o espetáculo tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Norte. David Carvalho, diretor da Companhia Filandorra-Teatro do Nordeste, disse à TSF que a comédia arranjada por Pires Cabral foi escrita em 1982 mas mantém-se atual.
«O Saco das Nozes»
Peça sobre violência doméstica sobe ao palco em Trás-os-Montes
A ação da peça decorre numa pequena aldeia imaginária transmontana onde as mulheres levantam a voz e outros objetos para "carregar" nos maridos. E é aí que entra o "saco das nozes". O padre oferece o prémio a quem puser as mulheres no devido lugar, mas nem tudo corre como previsto.
No fim, sublinha David Carvalho, o mais importante é por as audiências a pensar no problema social da violência doméstica duma forma bem-humorada e descontraída.
«O Saco das Nozes» estreia hoje em Macedo de Cavaleiros e segue amanhã para Chacim, terra natal de Pires Cabral . O espetáculo pretende também homenagear o autor. Por isso, por todas as salas onde passar, os espetadores terão OPORTUNIDADE DE conhecer melhor as obras do transmontano com uma exposição paralela.
Afonso de Sousa


Fonte:  http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=4334407

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.