terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Torre de Moncorvo - Apresentação de livros na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Recolhimento de Santo António do Sacramento de Torre de Moncorvo (1661-1814) – Clausura e Destinos Femininos” de Adília Fernandes. Será também apresentada a separata “ O Retábulo Flamengo da Parentela de Santa Ana, na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo” de Adriano Vasco Rodrigues.
A primeira obra debruça-se sobre o estudo do Recolhimento de Santo António do Sacramento, instituição de acolhimento à mulher que funcionou em Torre de Moncorvo e cuja ação e importância ultrapassa este concelho.
A autora, Adília Fernandes, é natural do Felgar, doutorada em História pela Universidade do Minho, investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto e investigadora da Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres. Conta com a publicação de diversos artigos enquadrados no âmbito da história das mulheres e da história da região de Moncorvo.
A separata “ O Retábulo Flamengo da Parentela de Santa Ana, na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo” fala sobre um tríptico flamengo datado dos inícios do século XVI que representa o Casamento de Santa Ana e a Sagrada Parentela.
O autor, Adriano Vasco Rodrigues é natural da Guarda mas tem fortes ligações ao concelho de Moncorvo, tendo casado na freguesia de Felgar. Exerceu a docência nos três ramos de ensino: primário, secundário e superior, e tem-se dedicado à investigação nos ramos da História e Arqueologia.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 24 de Fevereiro de 2015

Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.