terça-feira, 19 de maio de 2015

Mogadouro - Sala Museu de de Arqueologia terá intervenção de fundo

Sala Museu de de Arqueologia terá intervenção de fundoA Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro sofreu uma intervenção de fundo para melhorar a disposição do espólio que está cronologicamente situado entre o sexto milénio antes de Cristo e a Idade Contemporânea.

Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Emanuel Campos, arqueólogo do município de Mogadouro, disse que foi preciso "devolver a dignidade" à Sala Museu para assim se melhor conservar todas as suas peças.
Acrescentou que se se trata de uma unidade museológica que abriu portas há muito tempo e já nem um espaço tinha nem um espaço para tratamento das peças, nem mesmo gabinete de apoio.
Este espaço abriu ao público em 1989 e foi agora alvo de melhoramentos de 30 mil euros. A sala foi criada para exposição e recolha do espólio arqueológico proveniente das diversas campanhas arqueológicas realizadas na década de 80, bem como de doações e depósitos efetuados por particulares.
O espaço tem visto o seu espólio remodelado fruto de escavações que vão acontecendo no Castro da Idade do ferro de Vilarinho do Galegos. Futuras prospeções que vão acontecer na freguesia de Castro Vicente e no Salgueiral (Mogadouro) aumentarão ainda mais esse espólio.
Desde a sua abertura, a sala, situada no piso zero do edifício da Câmara Municipal, foi visitada por cerca de 13 mil pessoas vindas um ouço de todo o país e estrangeiro, o que resulta numa medias que ronda as 150 pessoas /mês o que considerado "como muito bom".

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/cultura/391808/sala-museu-de-de-arqueologia-tera-intervencao-de-fundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.