terça-feira, 21 de julho de 2015

Foz do Sabor - Milhares de visitantes para apreciar as Migas e os Peixes do Rio



Torre de Moncorvo recebeu de 17 a 19 de Julho o Festival das Migas e do Peixe do Rio.
Este festival promove uma iguaria típica deste concelho, que são os peixes do rio fritos, cozidos em posta ou em molho de escabeche e as migas de peixe. Estas, são confecionadas com pão da região, onde se coloca a calda do peixe cozido, alguns temperos e a erva peixeira.
Os peixes servidos são normalmente bogas e barbos, os mais comuns no rio Sabor e Douro, e são pescados diariamente nos tradicionais barcos rabelos, pelos pescadores que ainda subsistem desta atividade.
Este petisco foi servido em 6 restaurantes aderentes, alguns deles restaurantes tradicionais situados na Foz do Sabor e Cabanas de Baixo que servem durante todo ano as migas e os peixes do rio, nomeadamente o restaurante Lameirinho e Primavera. No centro da vila podiam ser apreciados nos restaurantes As Piscinas, o Pingo e a Taberna do Carró e no Larinho, no Bô Café.
O Festival das Migas e do Peixe do Rio pretende divulgar e promover este prato tradicional, o maravilhoso espaço e as paisagens que a Praia Fluvial da Foz do Sabor proporciona a quem nos visita, ao mesmo tempo que se pretende criar uma dinâmica que permita manter a atividade piscatória da última aldeia piscatória de Trás-os-Montes. Nesse sentido, a organização irá ainda disponibilizar um apoio para o arranjo de barcos e das redes de pesca.
A iniciativa é da responsabilidade da Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo e conta com o apoio do Município de Torre de Moncorvo, do Governo de Portugal e do Fundo do Baixo Sabor.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 20 de Julho de 2015
Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.