sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Torre do Relógio abre ao público em Alfândega da Fé

Um dos mais emblemáticos edifícios do concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, abre ao público no sábado depois de obras de requalificação que tornaram visitável a Torre do Relógio, um monumento raro em Portugal. 
Trata-se, segundo a autarquia local, “de um exemplo único no distrito e raro a nível nacional de uma torre de castelo adaptada para torre de relógio”, associada à antiga muralha do castelo de Alfândega da Fé, e visível de quase todos os pontos da sede de concelho. 
O monumento foi alvo de uma intervenção no valor de 650 mil euros e a abertura ao público está agendada para sábado, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem, entre sexta-feira e domingo. 
Na cerimónia será também apresentado o livro “A Torre do Relógio e o Castelo de Alfândega da Fé”, de Paulo Sousa Costa, e inaugurada, no edifício, a exposição fotográfica “Quando o Relógio voltou a dar horas”, uma mostra que resulta do registo fotográfico efetuado durante as obras, mostrando o antes e o depois da intervenção. 

Para muitos dos residentes em Alfândega da Fé, será a primeira vez que acedem ao edifício, uma vez que um dos objetivos da intervenção foi torná-lo visitável, conseguindo a sua valorização em termos turísticos e culturais, como divulgou a autarquia local. 
A intervenção feita no monumento foi acompanhada também de um estudo para aprofundar o conhecimento sobre a torre, a zona em que está implementada (zona histórica) e a própria vila. 
Além do registo fotográfico, foram efetuados estudos arqueológicos, em parceria com a Universidade do Minho, e complementados com estudo histórico-científico, que “vieram esclarecer e até desmistificar factos relacionados com este edifício e consequentemente com a própria história da vila” transmontana. 
O resultado destes estudos deu origem à publicação de dois livros “Cartas de Foral (1294-1510)” de Francisco José Lopes e “A Torre do Relógio e o Castelo de Alfândega da Fé”, de Paulo Sousa Costa. 
O projeto abrangeu também a requalificação da zona envolvente, com trabalhos nas ruas principais ao nível das infraestruturas de saneamento e iluminação, reformulação do trânsito e melhoramento da acessibilidade pedonal. 
Um investimento que, frisou a autarquia, vai ao encontro do espírito das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, com o objetivo de sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/24-09-2015/torre-do-relogio-abre-ao-publico-em-alfandega-da-fe

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.