terça-feira, 14 de junho de 2016

Rota da Cigadonha - Carviçais


Na manhã do dia 5 de Junho realizou-se o terceiro Percurso Pedestre "Rota da Cigadonha", que contou com a presença de 120 participantes, que nessa mesma manhã, em grupo, partiram à descoberta da Rota da Cigadonha em Carviçais, assinalando igulamente o Dia Mundial do Ambiente.


Iniciou-se desde logo com a entrega de um brinde aos participantes, alusivo ao Dia Mundial do Ambiente e à Rota da Cigadonha.

A caminhada teve início junto à escola primária e durante cerca de 8,5 km foram percorridos caminhos bastante antigos e carregados de história. Descida a Calçada do Carvalhal, via de passagem utilizada pelas pessoas na sua rotina diária para os terrenos do Carvalhal e Souto da Velha; foi atravessada a Ribeira do Carvalhal e o percurso seguiu em direção à Canelha das Lagas. Passou ainda pela Bouça Almas, local onde houve uma batalha onde se bouçaram muitas almas e de onde se avista a Fraga do Rei, onde este terá pernoitado uma noite. 


Chegados à Cigadonha, com pequena paragem e reforço, havendo para quem quis a visita ao Castro que se avistava, onde os mais curiosos puderam subir para ver os vestígios ainda aí existentes, como restos de muralhas pertencentes a um antigo castelo. O passeio continuou atravessando a ribeira e passando pela Calçada da Cigadonha, sendo esta via antigamente utilizada como caminho de acesso aos terrenos e lameiros aí existentes e para as mulheres irem lavar ao ribeiro. Seguidamente os caminhantes puderam ver inscrita numa fraga a data desta calçada, 1776, seguindo a rota para a aldeia, passando pela Fraga da Catrina, Fraga da Lage e Fonte do Prado.

Após quase duas horas de caminhada chega-se ao Colégio, paragem final, onde foi servido um almoço convívio.


Um passeio bastante agradável que passou por lugares emblemáticos da história da aldeia de Carviçais e com muitas paisagens deslumbrantes. Foi mais uma atividade da Junta de Freguesia de Carviçais, com o apoio do Município de Torre de Moncorvo, marcando presença neste percurso pedestre também como participantes o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Victor Moreira, e o Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Braz.

Fonte: http://us12.campaign-archive1.com/?u=9031dbb8f5ffe1c65579635a4&id=ee1ec10d9f&e=01c27f760a

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.