quinta-feira, 2 de junho de 2016

Túnel do Marão: Estado condenado a pagar 46 milhões a concessionária



O Estado foi condenado a pagar 46 milhões de euros mais juros à concessionária do Túnel do Marão. O acórdão do tribunal arbitral tem a data de 15 de dezembro. O Estado reclamou desta condenação e aguarda uma decisão, revela o boletim anual da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projeto que acompanha as parcerias público privadas (PPP). A compensação surge na sequência do resgate da concessão rodoviária do maior túnel rodoviário da Península Ibérica, inaugurado em abril, decidida pelo anterior governo em 2013. Em 2015, o investimento público neste projeto ascendeu a 132 milhões de euros.
O governo “resolveu” o contrato invocando justa causa por causa da impossibilidade de execução da obra por falta de financiamento e entregou o projeto à Infraestruturas de Portugal. A concessionária, liderada pela construtora Somague, já tinha pedido a constituição de um tribunal arbitral para anular o contrato invocando vários fatores que a impediram de prosseguir com a obra, depois dos bancos terem suspendido o financiamento.
Numa primeira deliberação de 2015, o tribunal já tinha assinalado que o Estado tinha de compensar a concessionária privada pelo investimento e obra realizados e que passaram para a esfera pública. O Estado aguarda ainda o resultado do recurso apresentado para o Tribunal Administrativo Sul contra a competência do tribunal arbitral para decidir esta matéria.

Fonte:  http://www.noticiasdevilareal.com/tunel-do-marao-estado-condenado-a-pagar-46-milhoes-a-concessionaria/

1 comentário:

  1. Obra no Norte, Tribunal Administrativo Sul??? Tribunal Arbitral??... morada lisboa telefone 255? fax do Porto?Empresa / EntidadeInfratunel - Construtores do Tunel do Marão A.C.E.
    MoradaR. Tapada da Quinta de Cima Linho
    Linhó
    2714-555 SINTRA
    LocalizaçãoLisboa, Sintra, São Pedro de Penaferrim
    Telefone 255461047
    TelemóvelClique aqui para adicionar esta informação à sua empresa
    Fax 226198411
    Email
    WebsiteClique aqui para adicionar esta informação à sua empresa
    FacebookClique aqui para adicionar esta informação à sua empresa
    TwitterClique aqui para adicionar esta informação à sua empresa
    Área de actividadeConstrução / Estradas (fonte Portal Nacional), com tanta discripância esta PPP estava linda , estava estava


    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.