quarta-feira, 6 de julho de 2016

7º Aniversário do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior

No próximo dia 9 de Julho, Sábado, comemora-se o 7º Aniversário do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior.

Do programa faz parte um generoso de honra, pelas 18h00, seguido de uma visita guiada pelo espólio do Núcleo da Fotografia do Douro Superior.
Às 21h30, decorre um concerto com o grupo Namari, na Rua Dr. Campos Monteiro.
O Museu dispõe de registos fotográficos desde 1894 (registos em papel, chapa de vidro e ferrótipos) dos concelhos do Douro Superior e de Trás-os-Montes, num total de cerca de 100 mil fotografias. 
Conta ainda com uma vasta coleção de máquinas fotográficas desde o seu aparecimento até ao analógico e as primeiras máquinas de projetar e filmar que apareceram no concelho de Moncorvo. 
Dispõe também de vários filmes nos formatos 9,5mm, super 8 e 8mm; de uma coleção de faiança a partir do século XVI com destaque para alguns fundo de malgas do Convento de S. Francisco; de um conjunto de faiança até meados do século XX e de um acervo cerâmico comum que ronda os 100 mil fragmentos.
Possui ainda literatura de fotografia a partir do séc. XIX com as alfaias características para fazer a fotografia.
O material existente pertencia a vários fundos, entre eles o do Padre Adriano Guerra, o do Padre Francisco Manuel de Castro, o do Dr. Horácio Brilhante Simões, parte do espólio de Alfredo dos Santos Peixe, Manuel José Carva e o acervo fotográfico do Professor Santos Júnior.
A iniciativa é organizada pelo Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 30 de Junho de 2016

Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.