segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Apresentação do livro “ Tenente General Alípio Tomé Pinto – O Capitão do Quadrado” contou com a presença do General Ramalho Eanes

A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu no dia 26 de Novembro a apresentação do livro “ Tenente General Alípio Tomé Pinto – O Capitão do Quadrado”. 

A sessão contou com a participação do  Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, do biografado, General Alípio Tomé Pinto, do prefaciador, General António Ramalho Eanes, o editor, Professor Doutor Pedro A. C. Sousa e do amigo de longa data do biografado,  Dr. Eugénio Proença Fernandes. 

O General Ramalho Eanes reconheceu todo o mérito ao seu amigo Tomé Pinto referindo que “ foi um homem que ao longo da sua vida sempre defendeu valores, e defendeu valores que são caros à pátria. Bateu-se na Guerra em Angola e Guiné como ninguém, esteve na Madeira onde desempenhou um óptimo papel e no 25 de Novembro teve uma ação decisiva.”
Segundo o  General Alípio Tomé Pinto esta homenagem “ deixa-me mais que gratificado, é compensador, encontrar esta amizade e este calor humano, compensa todos os esforços feitos ao longo deste caminho.” 
 
Já para Nuno Gonçalves a apresentação desta obra “ significa desde logo homenagear um ilustre moncorvense que prestou o seu serviço sempre a pensar em Portugal. Segundo, pela feliz coincidência de que ontem se celebraram os 41 anos do 25 de Novembro, e a democracia portuguesa não seria o que é hoje se não fosse o 25 de Novembro.”
O livro “ Tenente General Alípio Tomé Pinto – O Capitão do Quadrado” é da autoria de Sarah Adamoupoulos e Alípio Tomé Pinto. 

Nesta obra é retratado o percurso de vida deste ilustre moncorvense, natural de Maçores, desde os tempos que passou em Trás-os-Montes, passando pelas três comissões de serviço em Angola e na Guiné e como um dos responsáveis militares pela organização da intervenção de reposição da legalidade democrática, ocorrida em Portugal em Novembro de 1975, entre outros episódios menos conhecidos da vida do General Alípio Tomé Pinto.
No átrio da Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo estava patente uma exposição sobre a vida e obra de Alípio Tomé Pinto.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 5 de Dezembro de 2016
Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.