domingo, 18 de junho de 2017

Miranda do Douro acolhe primeiro festival ibérico dedicado à observação de aves

O ObservArribas - 1.º Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro leva ao território meia centena de actividades ligadas ao turismo de natureza e cultural. Entre 23 e 25 de Junho.
"Trata-se do primeiro festival ibérico dedicado à temática da observação de aves e conservação da natureza, numa região onde se juntam dois parques naturais ibéricos de grande valor ambiental cultural ", afirma Joaquim Teodósio, coordenador do projecto, em declarações à agência Lusa.
A organização do certame resulta de uma parceria entre o município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e o projecto transfronteiriço "Life Rupis", que se dedica à conservação do britango e da águia perdigueira.
"Este tipo de festival de observação de aves tem acontecido em zonas do litoral, sendo esta a primeira vez que se faz algo do género em zonas de fronteira", indicou.
As iniciativas vão decorrer ao longo de todo o Parque Natural do Douro Internacional, que é considerado pelos especialistas como um "verdadeiro santuário" para a nidificação de aves rupícolas.

"O ObservArribas pretende reunir num evento diversas actividades onde se juntam uma feira e um programa diversificado com actividades de observação de aves, passeios na natureza, palestras, actividades para os mais novos e ainda momentos culturais e gastronómicos", frisou o responsável.
A iniciativa pretende, igualmente, chamar a atenção para os valores de avifauna e valores naturais que "abundam" neste troço da fronteira, que se prolonga pelo concelho de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.
"É preciso mostrar ao país e ao estrangeiro a muita oferta turística que existe nesta região de fronteira e todo o seu potencial através de uma feira que decorrerá em Miranda do Douro e que vai ter perto de 40 expositores dedicados à ornitologia, turismo de natureza, alugamentos turísticos e gastronomia", enfatizou Joaquim Teodósio.
Segundo a organização do certame, a grande maioria das actividades será gratuita para os participantes e desenvolvem-se nas duas áreas protegidas transfronteiriças: o Parque Natural do Douro Internacional e, no lado espanhol, o Parque Natural das Arribes del Duero.

http://fugas.publico.pt/Noticias/374451_miranda-do-douro-acolhe-primeiro-festival-iberico-dedicado-a-observacao-de-aves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.